São Paulo leva estudantes para assistir a pré-estréia do espetáculo Cirque du Soleil

Parceria da Secretaria do Meio Ambiente com o Cirque du Soleil vai também gerar benefícios ao Parque Villa-Lobos e à população do seu entorno

sex, 01/02/2008 - 21h03 | Do Portal do Governo

Na pré-estréia do Cirque du Soleil, no próximo dia 06/02, no Parque Villa-Lobos, na capital, convidados especiais estarão presentes ao espetáculo. Cerca de 200 crianças, entre alunos de escolas públicas estaduais da Região da Represa Guarapiranga e os ganhadores das promoções culturais “Evite Sacolas Plásticas” e “Verão Limpo 2008”, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), terão o privilégio de assistir a “avant-première”do espetáculo circense mais famoso em todo o mundo.

A seleção dos alunos de escolas públicas estaduais da Região da Guarapiranga contemplados foi feita pela Secretaria Estadual de Educação, entre as escolas que têm atuação marcante nas questões ambientais e desenvolvem projetos significativos na área do reservatório. A iniciativa integrada das duas Secretarias de Estado antecipa as atividades que serão desenvolvidas na região da Guarapiranga, envolvendo educação, meio ambiente e a comunidade. Os alunos das escolas incluídas na promoção, por exemplo, serão os primeiros convidados a participar da Ação Jovem Ambiental – AJA, programa com ênfase na capacitação de voluntários para atividades sócio-ambientais, entre os estudantes que cursam a 8ª série do Ensino Fundamental ou o 1º do Ensino Médio.

A capacitação de gestores públicos também está incluída no projeto, que atende a determinação da Lei Específica da Guarapiranga. O objetivo é preparar os técnicos e outros profissionais dos governos municipais para garantir a aplicação dos dispositivos desta legislação, aprovada em 2007, que procura garantir a preservação da área do manancial, com fiscalização e controle rigoroso e privilegiando os usos compatíveis.

Os outros convidados para a pré-estréia são os vencedores das promoções culturais “Evite Sacolas Plásticas”, como parte do Mutirão Ambiental realizado pela SMA no início de dezembro para restringir o uso de sacolas plásticas, e “Verão Limpo 2008”, vinculada à campanha de conscientização ambiental da população estimulando-a a manter as praias limpas, que está sendo desenvolvida desde o início de janeiro e permanece até o próximo dia 10/02, em todo o litoral paulista.

Além disso, a parceria com o Cirque du Soleil está trazendo outros benefícios. A contra-partida do Cirque, em função de sua instalação no Parque Villa-Lobos, administrado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, envolve benfeitorias que vão trazer melhorias não só para o parque como também para a população do seu entorno, como a construção de sede definitiva da 1a. Cia. Do 23º Batalhão da Polícia Militar, hoje instalada em canteiro de obras. Sem contar a adequação e reforma do estacionamento oeste e a instalação de placas indicativas pela região informando as entradas do parque.

Da Secretaria do Meio Ambiente

(C.M.)