São Paulo investe na melhoria e ampliação da infraestrutura do turismo

Companhia Paulista de Eventos e Turismo será responsável pela operacionalização das políticas públicas do setor

dom, 07/03/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os integrantes do Conselho Estadual de Turismo conheceram na última reunião da entidade a mais nova empresa do setor: a Companhia Paulista de Eventos e Turismo (CPETUR), que foi instituída pela Lei 13560/09 de 1º de julho de 2009. A apresentação foi feita pelo secretário de Esporte, Lazer e Turismo (SELT), Claury Alves da Silva. Na ocasião, o secretário explicou que a empresa é vinculada à SELT e que foi criada para fomentar, desenvolver, coordenar e fiscalizar as ações institucionais nas áreas de turismo, eventos, recreação e lazer de interesse no Estado de São Paulo e seus municípios.

Na avaliação do secretário, a CPETUR também vai promover a articulação entre os diversos órgãos governamentais para melhorar e ampliar a infraestrutura turística paulista. Ele ressaltou que uma das metas da empresa oferecer uma nova estrutura ao setor no Estado, trazendo mais agilidade e rapidez para todo o trade turístico. O secretário também apresentou a diretoria da empresa que será presidida pela executiva do turismo, Luciene Leite.

A CPETUR será responsável pela operacionalização das políticas públicas de turismo, o que inclui o Programa de Regionalização, desenvolvimento de projetos e criação de mecanismos para o fomento do turismo, além da elaboração do inventário da oferta turística e a capacitação para o turismo.

A empresa também cuidará da operacionalização e coordenação das ações da Copa 2014 para São Paulo. Além disso, outra atribuição será contribuir para o realinhamento das estratégias de empresários do setor, incentivando o turismo receptivo interno e, com isso, consolidar a imagem do Estado de São Paulo como destino turístico de referência. Entre os projetos prioritários, a CPETUR irá idealizar o Portal de Turismo do Estado, além de confeccionar material promocional dos destinos de São Paulo.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo