São Paulo inicia obras de implantação do Jardim Metropolitano

Também foram entregues e vistoriados novos equipamentos para desassoreamento do Rio Tietê

sáb, 04/02/2012 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h50)

O governador Geraldo Alckmin deu início neste sábado, 4, às obras de implantação do Jardim Metropolitano, na área do Parque Ecológico do Tietê (PET). O objetivo do jardim é destacar a beleza natural da região e promover o desenvolvimento ambiental sustentável, recuperando espaços degradados pelo crescimento urbano desordenado.

“Nós teremos 15 quilômetros de Jardim Metropolitano, cerca de 350 mil metros de área verde e Mata Atlântica. Árvores típicas, que vão ajudar a preservar o Parque Ecológico. Hoje, também entregamos uma barcaça, que é a quarta de 23 novas barcaças que fazrão o desassoreamento do Rio Tietê. Até agora, nós não tivemos nenhum problema de enchente nem no Rio Tietê nem no Rio Pinheiros. Somando Tietê, Pinheiros e afluentes já tiramos 3 milhôes de metros cúbicos de material assoreado”, afirmou o governador.

Previsto para ocupar uma área de 380 mil m² na entrada da capital, para quem chega ou sai da Rodovia Ayrton Senna, às margens do Rio Tietê, o Jardim Metropolitano será composto por 1.000 árvores e 217.526 mudas de espécies da flora da Mata Atlântica, incluindo tipos conhecidos como macaúba, chuva de ouro, angico branco, paineira-rosa, mulungu, além de arbustos como araribá-rosa, rabo-de-macaco, moréia, pingo de ouro, lírio de várias cores, entre outras plantas.

Por meio de uma parceria da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) ficará responsável pelo financiamento e execução da obra, que tem projeto paisagístico de Ruy Ohtake e integra o Projeto Parque Várzeas do Tietê.

O contrato de R$ 8,9 milhões foi assinado com a ConstruDaher – empresa vencedora da licitação – em 15 de dezembro de 2011 e tem como principal objetivo a sustentabilidade, conservação e preservação ambiental desta área, ao mesmo tempo em que vai auxiliar a recuperar e preservar a várzea natural do Rio Tietê.

Novos equipamentos para desassoreamento

Durante o evento, o governador também entregou mais uma barcaça e vistoriou os equipamentos que auxiliarão nos serviços de desassoreamento do Rio Tietê.

Atualmente, um total de 81 equipamentos trabalham no desassoreamento de três trechos do Rio Tietê: 27 escavadeiras hidráulicas, uma draga de sucção, cinco drag-lines, 14 plataformas flutuantes, 17 rebocadores e 17 barcaças.

Do DAEE