São Paulo inicia nova fase do programa Serra do Mar

Até 2014, 1 milhão de mudas serão plantadas na região

sex, 21/09/2012 - 12h41 | Do Portal do Governo

A Serra do Mar, uma das principais áreas de preservação ambiental do país, ganhou um presente especial nesta sexta-feira, 21, Dia da Árvore: o governador Geraldo Alckmin anunciou o plantio de um milhão de mudas em uma área de 1,27 mil hectares até 2014. Nesta sexta, houve o plantio de 150 mudas por crianças moradoras de um dos bairros cota.

Veja infográfico que explica o Programa Socioambiental de Recuperação da Serra do Mar 

O anúncio foi feito no bairro Cota 400, em Cubatão. “Vamos preservar a saúde e a segurança das famílias e recuperar a serra do mar”, disse o governador. “A cobertura vegetal protege também a serra”, afirmou Alckmin.

Com a transferência de famílias que vivem nos bairros cota, em áreas de risco, para novas moradias em bairros construídos, o Governo de São Paulo pôde dar início a essa nova fase do Programa Socioambiental de Recuperação da Serra do Mar, que consiste em devolver a floresta às encostas.

Sistema Integrado de Monitoramento

O Governo do Estado anunciou também o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que vai ampliar a fiscalização nas áreas protegidas. “A área de preservação agora conta com participação da Polícia Militar Ambiental. São 2,4 mil homens”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas.

A Polícia Ambiental, a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (da Secretaria do Meio Ambiente) e os gestores subordinados à Fundação Florestal, ao Instituto Florestal e ao Instituto de Botânica vão agir de forma integrada. O SIM vai atuar em 64 áreas protegidas, que correspondem a mais de 933 mil hectares.

Do Portal do Governo do Estado