São Paulo inicia contagem regressiva para abertura do Mundial

Faltam exatamente mil dias para a abertura da Copa do Mundo da FIFA de 2014

sex, 16/09/2011 - 8h55 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 16h)

O governador Geraldo Alckmin embarcou na manhã desta sexta-feira, 16, no trem da CPTM na Estação da Luz e seguiu até a Estação Corinthians/Itaquera. Esse trecho, batizado de “Expresso da Copa”, não terá as paradas intermediárias durante o mundial de futebol, garantindo um acesso ainda mais rápido dos torcedores ao estádio. O sistema metroferroviário será responsável pelo transporte de 73% dos torcedores durante a Copa.

“São Paulo está preparada para receber a Copa do Mundo. O estádio caminha celeremente. As obras todas, de acessibilidade, seja de metrô, de trem, do (sistema) viário, estão todas dentro do cronograma e nós teremos aqui um grande pólo de desenvolvimento para a região leste de São Paulo, e esse será um legado muito importante”, disse Alckmin.

O evento, que também contou com a presença do prefeito da capital, Gilberto Kassab, e do ex-jogador Ronaldo, consistiu na ida de trem do centro da cidade até Itaquera. Além disso foram vistoriadas as áreas que receberão melhorias viárias, as obras do Pólo Institucional daquele bairro e a construção do estádio. No local onde está sendo construída a arena, será inaugurado um Relógio de Contagem Regressiva produzido pela Prefeitura de São Paulo. Também foram homenageados atletas paulistas campeões mundiais.

Investimentos

O Governo do Estado e o município de São Paulo investem cerca de R$ 50 bilhões em mobilidade urbana, especialmente no plano de expansão das redes de trem e metrô. Os investimentos incluem a aquisição e modernização de trens, diminuição do intervalo entre os embarques e a requalificação de diversas estações. Serão 72,5 km a mais de CPTM e Metrô, um acréscimo de 22% até 2014.

E para melhorias no sistema viário da região leste, o Governo do Estado e a Prefeitura firmaram um convênio no valor de R$ 478,2 milhões para cinco estratégicas obras que garantirão mais mobilidade no eixo norte-sul, no entorno do Pólo Institucional de Itaquera e na conexão da região com o aeroporto de Guarulhos e com o Rodoanel.

É importante reforçar que os três macro-objetivos de São Paulo com a Copa do Mundo são: consolidar a cidade como destino internacional de eventos; garantir excelência na prestação de serviços aos visitantes; e priorizar investimentos que representem efetivo legado à população.

Da estação Corinthians/Itaquera, a comitiva seguiu até o futuro Pólo Institucional de Itaquera, para vistoria às obras da Fatec (Faculdade de Tecnologia), prédio mais avançado do complexo de serviços e qualificação de mão-de-obra em construção no local.

Do Portal do Governo São Paulo