São Paulo inaugura primeiro banco de clones de genes na América Latina

Laboratório manterá clones do Projeto Genoma da Fapesp

seg, 23/04/2001 - 14h31 | Do Portal do Governo

Laboratório manterá clones do Projeto Genoma da Fapesp

Será inaugurado na próxima terça-feira, dia 24, às 14 horas, o Laboratório de Estocagem e Distribuição de Clones, ou Brazilian Clone Collection Center (BCCC), no campus da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) em Jaboticabal.

Com 600 metros quadrados, o laboratório vai manter clones gerados do Projeto Genoma da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) em uma sala especial, climatizada a 20ºC, com parede dupla recheada de isopor, dentro de oito freezers mantidos a 86ºC negativos, sob vigilância permanente. A Fapesp é vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. O Centro vai armazenar os genes dos projetos Genoma-Fapesp, ligados à agricultura e meio ambiente: cana-de-açúcar, Xylella fastidiosa, Xanthomonas citri, Xanthomonas campestris e Leifsonia xyli.

É o primeiro laboratório do gênero na América Latina. Ele vai funcionar em moldes semelhantes aos bancos da American Type Collection Clones (ATCC) ou do Image Consortium, dos Estados Unidos. Terá capacidade para atender a diversas instituições públicas de pesquisa. Segundo um dos coordenadores do Genoma Cana, Jesus Aparecido Ferro, a expectativa é que, em três anos, o laboratório se torne auto-suficiente.

O pesquisador vai cuidar do novo laboratório e explica que empresas e instituições particulares de pesquisa devem receber um tratamento diferenciado. ‘Um comitê supervisor vai analisar se o clone poderá ou não ser vendido. Em um caso extremo, o pedido poderá ser recusado’. E acrescenta que, como medida de segurança, vão seguir apenas o nome do gene e a indicação de homologia (semelhança) do gene solicitado com os de outros organismos. ‘A seqüência de bases, fundamental aos estudos de manipulação genética, permanecerá confidencial’, antecipa Jesus Ferro.