São Paulo homenageia campeões de transplantes

Espécie de "Oscar do setor", a iniciativa tem como objetivo incentivar o trabalho dos profissionais de saúde para ampliar o número de doadores e cirur

ter, 26/02/2008 - 12h30 | Do Portal do Governo

Crianças que tiveram suas vidas salvas por um transplante se encontraram nesta terça-feira, 26, com os principais profissionais da área em São Paulo. Elas entregaram o prêmio Destaque em Doação de Órgãos, que a Secretaria de Estado promoveu pela primeira vez, para reconhecer hospitais, equipes médicas e Organizações de Procura de Órgãos que obtiveram melhor desempenho na viabilização de transplantes de órgãos e tecidos em 2007.

Espécie de “Oscar do setor”, a iniciativa tem como objetivo incentivar o trabalho dos profissionais de saúde para ampliar o número de doadores e cirurgias nos próximos anos. Entre as crianças que entregaram o prêmio, estão Giovana Silva (6 anos), Nélio Alexandre (3 anos) e Rodrigo Marques de Melo (4 anos), transplantadas no Incor.

Todas as unidades recordistas em números de transplantes e notificações de doadores receberam uma placa estilizada da Secretaria, assim como as Organizações de Procura de Órgãos e Organizações de Procura de Córneas que se destacaram no trabalho de captação. Os segundos e terceiros lugares receberam um certificado especial.

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria, ficou em primeiro lugar em número de transplantes de coração, com 18, e de pulmão, com 16. O recordista em transplantes de rim foi o Hospital São Paulo, com 229, seguido pelo HC, que realizou 49 cirurgias. Já o Hospital Israelita Albert Einstein foi o principal transplantador de fígado, com 82 procedimentos.

Nos transplantes de pâncreas o recorde ficou com a Beneficência Portuguesa de São Paulo, que realizou 15 procedimentos no ano passado. Já o Hospital São Paulo ficou em primeiro para transplante conjugado de pâncreas e rim, com 30 cirurgias. Para transplantes de córneas o recordista absoluto foi o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que realizou 2.063 operações desse tipo em 2007.

Entre os hospitais que mais notificaram doadores de órgãos viáveis (que tiveram um ou mais órgãos aproveitados para transplante) no ano passado, o Hospital São Paulo foi o recordista, com 102 doadores, seguido pela Santa Casa de São Paulo, com 62.

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de São Paulo também foi premiada por apresentar o maior índice de doadores viáveis por milhão de habitantes: 19,4. Entre os captadores de córnea, mais uma vez o Hospital Oftalmológico de Sorocaba foi o destaque, com 3.759 doadores em 2007.

“Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho realizado por centenas de profissionais em todo o Estado, e que colocaram São Paulo como o grande exemplo de sistema organizado de transplantes para todo o Brasil”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Transplantes em números

Em 2007 houve 367 doadores de órgãos oriundos do Estado de São Paulo, 6% a mais do que no ano anterior, que registrou 347 doações. O maior crescimento do número de doadores ocorreu na região da capital, Grande São Paulo e Baixada Santista, com 247 doadores, contra 228 em 2006. O Estado de São Paulo responde por 45% de todos os transplantes realizados no país.

“É muito importante que todas as pessoas que desejam doar seus órgãos deixem essa intenção bem clara a seus parentes próximos, pois somente a família pode autorizar ou não o transplante”, diz o coordenador da Central de Transplantes da Secretaria, Luiz Augusto Pereira.

I Prêmio Destaque em Doação de Órgãos

Transplantes

Coração – 1º Hospital das Clínicas – Incor; 2º Instituto Dante Pazzanese; 3º Hospital de Base de S. J. Rio Preto

Fígado – 1º Hospital Albert Einstein;  2º Hospital das Clínicas de São Paulo; 3º Hospital Beneficência Portuguesa

Rim – 1° Hospital São Paulo; 2º Hospital das Clínicas de São Paulo; 3º Hospital das Clínicas de Campinas

Pâncreas/Rim – 1° Hospital São Paulo; 2º Hospital Albert Einstein; 3º Hospital Beneficência Portuguesa

Pâncreas – 1º Hospital Beneficência Portuguesa; 2º Hospital Alemão Oswaldo Cruz; 3º Hospital São Paulo

Pulmão – 1º Hospital das Clínicas – Incor; 2º Hospital São Paulo;  

Córneas -1º Hospital Oftalmológico de Sorocaba;  2º Hospital São Paulo; 3º Hospital de Base de S. J. Rio Preto

Captação – Órgãos – 1º OPO Escola Paulista de Medicina; 2º OPO Santa Casa; 3º OPO Hospital das Clínicas

Captação – Órgãos PMP  – 1º OPO Santa Casa; 2º OPO Escola Paulista de Medicina; 3º OPO São José do Rio Preto

Captação – Córneas – 1º Hospital Oftalmológico de Sorocaba; 2º Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto; 3º Hospital São Paulo

Da Secretaria Estadual da Saúde

(S.M.)