São Paulo homenageia atletas paraolímpicos e cria Comitê de Apoio

Vice-governador e secretários entregaram medalhas aos atletas de São Paulo que foram a Pequim

qui, 23/10/2008 - 18h32 | Do Portal do Governo

Os atletas paulistas paraolímpicos, atletas-guias, dirigentes e orientadores que participaram da Paraolimpíadas de Pequim foram homenageados nesta quinta-feira, 23, pelo Governo do Estado de São Paulo. O vice-governador Alberto Goldman, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, e o secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, entregaram diplomas a todos os paradesportistas. Os dez paulistas medalhistas na Paraolimpíada de Pequim receberam também medalhas estaduais: os cinco medalhistas de ouro foram agraciados com a Medalha do Mérito Ipiranga, enquanto os cinco medalhistas de prata e bronze receberam a Medalha do Mérito Desportivo.

A homenagem contou com as presenças dos nadadores paraolímpicos Daniel de Faria Dias (4 medalhas de ouro e 4 de prata), André Brasil Esteves (4 medalhas de ouro e uma de prata), Fabiana Sugimori (bronze) e Joon Sok Seo (bronze); dos judocas Antônio Tenório da Silva (ouro) e Daniele Bernardes da Silva (bronze); de Dirceu José Pinto, da bocha (duas medalhas de ouro); de Mizael Conrado de Oliveira, do futebol de cinco (ouro); e de André Luiz de Oliveira (medalhista de prata) e Odair dos Santos (3 medalhas de bronze), do atletismo.

Comitê para o Paradesporto – O evento, organizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, marcou ainda a assinatura do decreto que cria o Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado de São Paulo, o primeiro do tipo no Brasil, composto por representantes das Secretarias de Esportes, da Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, além de atletas, técnicos e diretores esportivos. O Comitê, que terá por objetivo elaborar propostas e planos de ação voltados ao desenvolvimento do paradesporto no Estado, deve beneficiar cerca de oito milhões de pessoas.

Toda a estrutura do Estado, como escolas, espaços esportivos e de lazer será disponibilizada para integrar as pessoas com deficiência. A proposta é tornar o esporte acessível a todas as pessoas com deficiência, independente do nível técnico, não se limitando à formatação de atletas de alto desempenho para competições. Após a implantação, o Comitê terá 120 dias para apresentar o Plano de Ação Paraolímpico para o Estado. “Esse Comitê já nasce vencedor”, comemorou a secretária Linamara Battistella, ressaltando a importância de se garantir o acesso da pessoa com deficiência também à prática de esportes.

O Governo se comprometeu também com a criação ou adaptação de um Centro de Excelência para o Esporte Paraolímpico em São Paulo.

Paraolimpíadas de Pequim 2008

As Paraolimpíadas de Pequim ocorreram de 6 a 17 de Setembro, logo depois das competições tradicionais das Olimpíadas. A delegação brasileira ganhou 16 medalhas de ouro, 14 de prata e 17 de bronze. Dez atletas do estado de São Paulo receberam 24 medalhas na competição, sendo 12 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência