São Paulo homenageia atletas do Parapan

Cerimônia aconteceu nesta terça-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes, com presença do governador

ter, 04/09/2007 - 12h37 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h49

Alguns subiram ao podium por até sete vezes, outros trouxeram do Rio de Janeiro somente uma medalha, muitos voltaram sem nada no pescoço, mas engrossaram a delegação brasileira na abertura da competição. Todos, porém, têm em comum o fato de terem defendido São Paulo durante mais uma edição dos Jogos Parapan-americanos. Por isso, esses atletas foram homenageados pelo governo de São Paulo com a entrega da Medalha do Mérito Esportivo, em cerimônia que contou com a presença do governador José Serra, na tarde desta terça-feira, 4, no Palácio dos Bandeirantes.

“Estamos vendo como estes jovens conseguem vencer um elemento de adversidade, com desempenho magnífico e até transformar essa adversidade num fator positivo para o desenvolvimento de alguma atividade”, frisou Serra durante discurso. Para o governador de 41 milhões de paulistas, o ato dos atletas tem reflexos diretos na sociedade. “Além da dignidade e da disposição que o esporte confere, vocês trazem o exemplo. Portanto, o trabalho não faz bem apenas a vocês, a suas famílias ou mesmo a comunidade de cada um, mas sim a sociedade como um todo, pela coragem, força de vontade e esforço”, completou Serra.

A participação de paulistas como o nadador Daniel Dias, atleta com mais vitórias na competição (ganhou sete medalhas de ouro em sete provas disputadas), permitiu ao Brasil chegar na frente pela primeira vez na classificação geral, após o domínio mexicano em edições passadas da competição, na Cidade do México (1999) e Mar del Plata (2003). 

Ao todo foram 228 medalhas – 83 de ouro, 68 de prata e 77 de bronze. Esses números deram ao Brasil uma larga vantagem em relação ao segundo colocado. Com 34 primeiros lugares a mais que o segundo colocado, o Canadá, o Brasil saiu do Parapan com um desempenho 38,18% melhor do que o da última contenda – nos Jogos de Mar del Plata, os brasileiros conquistaram 165 medalhas.

Numa referência a performance dos paulistas nos jogos, Serra apontou números. Lembrou que todos os 56 atletas paulistas que integraram a delegação brasileira conquistaram medalha. “É uma equipe campeã”, analisou.

Para atletas, homenagem é incentivo

Eles esticaram os números do Brasil no ranking do Parapan 2007 com medalhas conquistadas em modalidades como natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, entre outras. Apesar disso, não deixaram de levar para casa mais uma medalha: a do Mérito Esportivo, honraria do governo paulista destinada a premiar atletas que tenham elevado o nome do Estado em competições dentro e fora do Brasil.

Para eles, o gesto paulista representa um incentivo na busca de melhorar resultados e manter o retrospecto para as próximas competições. “Se trata de um reconhecimento do governo que me motiva a estar competindo e obter os melhores resultados”, disse Isidoro Ângelo Mazotini, responsável por acumular três medalhas de bronze nos 50 metros, 100 metros e 400 metros nado livre. Mazotini prevê uma projeção do esporte nacional no período pós Parapan.

A avaliação do mesatenista Luiz Henrique Medina – com duas medalhas, uma de bronze e uma de prata – é que a cerimônia resume “todo o esforço dos atletas de São Paulo nos dias de competição”, destacou. “Essa homenagem também é mais uma conquista”, concluiu.

Somente nas modalidades individuais como a natação, o Brasil conquistou 108 medalhas, sendo 39 de ouro. Já o atletismo, trouxe para São Paulo 72 medalhas: 25 de ouro, 26 pratas e 21 bronzes. O quadro da competição indica também que das 29 medalhas brasileiras do Judô, cinco vieram para São Paulo. No caso do tênis em cadeira de rodas 30% das 12 medalhas obtidas pelo Brasil são paulistas.

Segundo a organização, essa última edição dos Jogos Parapan-americanos apresentou um aumento no número de países que conseguiram subir ao pódio: 18 nações ganharam medalhas no Rio 2007, três a mais do que nas duas edições anteriores.

Investindo no futuro

Antes de encerrar seu pronunciamento na cerimônia de homenagem aos atletas do Parapan, o governador disse que São Paulo continuará apostando nos atletas para futuras competições. “Temos gente jovem e disposta. Espero que vocês continuem treinando para representar o nosso Estado mais uma vez em 2011 na cidade de Guadalajara, no México”, incentivou José Serra.

Já o secretário Estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva, disse que São Paulo deve apresentar ao país até o final do ano o Bolsa Atleta. A proposta é incentivar adolescentes matriculados na rede estadual de ensino a praticar esportes. A idéia é repassar um valor mensal ainda não definido, a esses futuros atletas.

O governador destacou ainda medidas adotadas pelo governo de São Paulo no sentido de promover a inclusão dos portadores de deficiência, como o projeto de criação da Secretaria Estadual da Pessoa Portadora de Deficiência que está em tramitação na  Assembléia Legislativa. “Será uma secretaria de agitação para atuar com preocupação exclusiva em assuntos dos portadores de deficiência. Essa pasta vai organizar e fazer com que cada município paulista tenha preocupação com os portadores de deficiência”, afirmou Serra.

Um dos objetivos da secretaria é permitir a centralização das atividades de planejamento, coordenação, supervisão, controle e execução das ações destinadas a tutela das pessoas portadoras de deficiência. Caberá ainda à nova secretaria articular-se com entidades da sociedade civil vinculadas à causa da pessoa portadora de deficiência, propondo parcerias para a execução de metas, programas e projetos concebidos para o fim de melhorar a qualidade de vida desse segmento.

Serra destacou também ações do governo estadual relativas ao transporte sobre trilhos. Segundo ele, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), aplicarão mais de R$ 80 milhões para facilitar a acessibilidade dos usuários até 2010. Destes recursos, mais de R$ 23 milhões serão repassados neste ano.

Participaram do evento os deputados estaduais Rafael Silva, Célia Leão e João Caramez, a vereadora da Capital, Mara Gabrilli, o diretor-presidente do Banco Nossa Caixa, Milton Luiz de Melo Santos, dirigentes e representantes das federações.

Cleber Mata

(I.P.)