São Paulo ganhará mais seis Fatecs

Implantação das unidades concretiza nova etapa do plano de expansão da educação em SP

qui, 24/01/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

São Paulo ganhará mais seis Faculdades de Tecnologia (Fatecs), localizadas nos municípios de Araçatuba, Capão Bonito, Itu, Jaboticabal, Piracicaba e Sertãozinho. O decreto foi assinado pelo governador José Serra na última segunda-feira, 21.

A implantação das novas unidades, que eleva para 39 o número de Fatecs, distribuídas por 37 cidades paulistas, concretiza mais uma etapa do maior plano de expansão da educação profissional no Estado de São Paulo, elaborado pelo Centro Paula Souza em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento.

A proposta do governo é de chegar a 52 Fatecs em 2010. No ano passado, foram implantadas sete Fatecs nas cidades de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jales, Mogi Mirim, Presidente Prudente, Santo André e São Caetano.

As seis novas Fatecs vão oferecer um total de 480 vagas, já no primeiro semestre de 2008. O processo seletivo de Itu está em andamento: as inscrições vão de 21 de janeiro às doze horas do dia 1º de fevereiro. As outras cinco faculdades tiveram Vestibular junto com as demais Fatecs, no dia 9 de dezembro.

A previsão de início das aulas é 25 de fevereiro (28 de fevereiro para Itu) — data a ser confirmada de acordo com a aprovação final dos cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Araçatuba, Jaboticabal e Piracicaba

As Fatecs dessas cidades ministram o curso superior tecnológico de Bioenergia Sucro-Alcooleira. Cada faculdade ofereceu 80 vagas, nos turnos da tarde e da noite. O período noturno foi o mais procurado, com 7,5 candidatos/ vaga em Araçatuba, 11,7 em Jaboticabal e 9,5 em Piracicaba.

O projeto pedagógico do curso foi criado em parceria com a Unesp de Jaboticabal, a Esalq de Piracicaba e associações representativas de usineiros e do setor de açúcar e álcool das regiões. As três Fatecs formarão um grande triângulo com abrangência de todo o centro do Estado, pois ficam próximas às grandes usinas de açúcar e álcool.

Fatec de Capão Bonito

Para a criação da faculdade, que vai implantar o curso superior de Tecnologia em Silvicultura, foi assinado um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria de Desenvolvimento, a Prefeitura de Capão Bonito, a Votorantim Celulose e Papel S.A. (VCP), a Associação da Indústria Madeireira de Capão Bonito e a ONG Inter-Rios.

A definição do curso levou em consideração o fato de a região ter grandes áreas de reflorestamento com espécies arbóreas para uso na indústria de papel. O interesse da comunidade no curso foi confirmado pela demanda no Vestibular deste semestre: 449 inscritos disputaram as 80 vagas para os turnos da tarde e da noite. No período noturno, a demanda chegou a 8 candidatos/vaga.

Fatec Itu

Implantada com o curso Informática, Modalidades Gestão Financeira e Gestão da Produção Industrial, a nova Fatec pretende atender a um setor de grande importância e crescente na região, devido à diversidade de indústrias, comércio e turismo na região.

Neste processo seletivo estão sendo oferecidas 80 vagas – 40 à tarde e 40 à noite. A prova acontece no dia 17 de fevereiro.

Fatec Sertãozinho

Por sugestão do setor produtivo local, a Fatec inicia suas atividades com o curso superior de Tecnologia em Mecânica – Modalidade Soldagem. A vocação da cidade está na indústria mecânica, principalmente ligada à produção de usinas de açúcar e álcool para São Paulo e outros Estados brasileiros.

No Vestibular, foram oferecidas 80 vagas – 40 à tarde e 40 à noite. A demanda no período noturno foi de 5,9 candidatos/vaga. Inicialmente, a Fatec vai funcionar em um prédio onde havia aulas práticas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A Prefeitura deve providenciar novas instalações, próximas ao centro da cidade, durante o primeiro semestre deste ano.

Endereços das Fatecs

Araçatuba – Av. Prestes Maia, 1764 – Jardim Ipanema

Capão Bonito – Av. Péricles de Freitas, 296 – Termas do Imbiruçu

Itu – Rua Sorocaba, 119 – Centro

Jaboticabal – Campus da Unesp – Via de Acesso Prof. Paulo Donato Castellane, s/nº

Piracicaba – R. Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 433 – Centro

Sertãozinho – Rua Osvaldo Bertuso, 126, Cj. Antonio Nadaletto Mazer

Da Secretaria de Desenvolvimento