São Paulo ganha rede online de diagnóstico por imagem

Com inauguração do Sedi, na capital, 24 serviços estarão integrados a sistema de transmissão de exames em tempo real

qui, 19/08/2010 - 9h28 | Do Portal do Governo

(atualizado 10h45)

O governador Alberto Goldman entregou nesta quinta-feira, 19, uma rede online de diagnósticos por imagem envolvendo 24 unidades de saúde de todo o Estado de São Paulo.

Com a inauguração do Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), São Paulo amplia um sistema que permite a rápida transmissão e emissão de laudos de exames de raio-x, tomografia, ressonância magnética e tomografia, entre outros. Assim, agiliza o diagnóstico dos pacientes e permite aos médicos acesso rápido ao histórico de exames de cada usuário. Quando foi criado em 2009, o projeto-piloto contava apenas com oito unidades integradas. A inauguração acontece em parceria com a Fundação IDI (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), maior instituição sem fins lucrativos especializada nesta área em todo o Brasil.

Nos próximos dois anos todos os hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) do Estado deverão estar conectados às unidades do Sedi, transmitindo imagens para a rápida emissão de laudos.

Na central de laudos do Sedi, que possui 22 estações de diagnóstico, uma equipe de médicos radiologistas está de prontidão 24 horas. Assim que um exame é realizado em um hospital estadual, a imagem é transmitida em poucos segundos para esta central, via ondas de rádio, fibra ótica ou cabo. Os médicos avaliam as imagens e emitem o laudo para a unidade origem, em média, após 30 minutos de ter recebido a solicitação.

No Sedi há, ainda, uma hotline (linha telefônica direta) para que os profissionais possam tirar dúvidas e analisar os casos conjuntamente. O médico da central poderá, inclusive, orientar o técnico da unidade solicitante sobre como posicionar melhor o paciente para a realização do exame.

Com esse modelo, São Paulo elimina distâncias e, no futuro, permitirá que unidades do interior do Estado, inclusive aquelas que não tenham radiologistas, estejam integradas ao sistema. Assim, um exame feito em Mirandópolis, na região de Araçatuba, por exemplo, poderá ser laudado em 30 minutos na cidade de São Paulo, retornando, via rede, ao hospital de origem.

Se, por exemplo, usuário passar por uma tomografia de urgência, mas o hospital não tiver um radiologista de plantão, bastará encaminhar a imagem via rede para receber, em pouco tempo, o resultado. Além disso, o sistema dispensa o uso de filmes para impressão, evitando eventuais extravios, permitindo o acesso on-line das imagens nos hospitais e ao histórico de cada paciente.

“Trata-se de uma revolução na área do diagnóstico por imagem, que agiliza a emissão de laudos e evita que pacientes ambulatoriais tenham de aguardar, por exemplo, até 15 dias para receber o resultado do exame assinado por um radiologista”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa.

“São Paulo está saindo na frente ao investir em Tecnologia da Informação dos seus hospitais, em benefício dos pacientes do SUS. Este é cada vez mais o futuro da medicina, que já está presente nas unidades da rede pública”, diz o médico Jacob Szejnfeld, presidente da Fundação IDI, responsável pelo Sedi.

No total, a rede, lançada em 2009, tem capacidade para processar até 15 milhões de exames por ano. Para isso, conta com o sistema Pacs (Picture Archiving Communications System) para aquisição, armazenamento e distribuição de imagens digitalizadas de exames médicos. O Sedi fica na rua Vergueiro, 1.353, bloco Torre Sul, 9º andar, Paraíso, zona sul de São Paulo.

Unidades atendidas pelo Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem)

Hospital Pérola Byington, Hospital Ipiranga, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Osasco, Hospital Geral de Guaianazes, NGA Várzea do Carmo, Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Infantil Darcy Vargas, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Hospital Geral de São Mateus, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Itapevi, AME Jardim dos Prados, AME Interlagos, AME Carapicuíba, CRI (Centro de Referência do Idoso) da Zona Norte, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, AME Heliópolis, Hospital Regional de Cotia e Hospital Geral de Itapecerica da Serra.

Da Secretaria da Saúde