São Paulo ganha novo parque na capital

O parque foi construído seguindo critérios de sustentabilidade, como o aproveitamento das instalações, da infraestrutura e das edificações existentes

sáb, 28/12/2013 - 10h46 | Do Portal do Governo

São Paulo vai ficar mais verde com a inauguração do Parque Candido Portinari, realizada na última quinta-feira, 26. Localizado ao lado do Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital, o novo espaço tem cerca de 121 mil m² e ocupa uma área ao lado do Parque Villa Lobos, formando um contínuo de mais de 853 mil m². 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

O parque foi construído seguindo critérios de sustentabilidade, como o aproveitamento das instalações, da infraestrutura e das edificações existentes. Os resíduos da obra foram todos reciclados.

A área foi recuperada com a implantação de três bosques, gramados e canteiros. O local ganhou 1.720 árvores, algumas delas espécies nativas da Mata Atlântica.  O novo parque oferecerá aos freqüentadores uma ciclovia de 1.300 m, que será integrada à ciclovia de 3.500 m do Villa Lobos, pista de caminhada com 940 m, espaço para skate com 1.600 m², 4 quadras poliesportivas, 2 quadras de vôlei de areia, 1 mini campo de futebol de areia, espaço canino, 2 áreas para prática de ginástica ao ar livre, 30 quiosques e áreas para piquenique.

Há ainda um sistema de captação de água da chuva para irrigação das áreas verdes, que atenderá também o Parque Villa-Lobos nos períodos de estiagem. A água coletada das chuvas é armazenada em reservatório específico, economizando e racionalizando o uso. A iluminação, feita com lâmpadas do tipo LED, também visa a economia. O parque possui 60 bancos de madeira plástica reciclável e 30 quiosques com cobertura de telhas ecológicas.

Do Portal do Governo do Estado