São Paulo ganha nova unidade da Embraer sem guerra fiscal

Fábrica vai competir com empresas mundiais na área de alta tecnologia aerospacial

qui, 29/06/2000 - 11h44 | Do Portal do Governo


Fábrica vai competir com empresas mundiais na área de alta tecnologia aerospacial

“Não concedemos incentivos fiscais, mas, se fosse preciso, desta vez concederíamos. Para São Paulo, era uma questão de honra”. O governador Mário Covas comentou com essas palavras o anúncio da instalação de uma nova fábrica da Embraer no Estado de São Paulo, nesta quarta-feira, dia 28, no Palácio dos Bandeirantes. A empresa inicia em julho a implantação de um complexo que inclui uma pista de testes de cinco quilômetros para aeronaves de vários portes, com investimento total de R$ 340 milhões em dez anos e geração de três mil empregos diretos em sua primeira etapa. A nova fábrica da Embraer será construída em Gavião Peixoto, município da região de Araraquara. A pista ficará pronta em outubro de 2001. O Governo do Estado também assinou, na cerimônia, um protocolo de intenções para criar um pólo aeroespacial no município de Gavião Peixoto.

Covas disse que a instalação da unidade da Embraer vai provocar um enorme afluxo de investimentos do setor de alta tecnologia na região. Ele considerou o projeto “a cara do Estado de São Paulo”, porque vai utilizar o que muitas gerações de paulistas construíram em suas universidades, em termos de qualificação profissional.

O presidente da Embraer, Maurício Botelho, negou que a instalação da nova unidade na região de Araraquara vá esvaziar as instalações da empresa em São José dos Campos. “Temos lá 8.300 empregados e pretendemos ampliar esse número para onze mil”, afirmou, destacando que a Embraer é atualmente a quarta empresa mundial na fabricação de aviões comerciais. Além de São José dos Campos, a Embraer possui outras duas unidades em Botucatu. Botelho disse que a vitória da proposta de São Paulo para a construção da Embraer em Gavião Peixoto se deve à criação de um programa especial da ordem de US$ 10 milhões por meio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para propiciar projetos no setor aeroespacial.

Para José Aníbal, secretário de Ciência e Tecnologia, o importante é que a nova unidade vem para São Paulo sem disputas com Estados vizinhos. O prefeito Alexandre Marucci Bastos comemorou a conquista do novo pólo aeroespacial: “A vitória do projeto é decorrência da seriedade do atual governo paulista.”