São Paulo ganha mais dez Etecs

Agora, o Centro Paulo Souza mantém 151 Etecs

seg, 22/09/2008 - 10h01 | Do Portal do Governo

Ao dar prosseguimento à proposta de ampliar a oferta do Ensino Técnico no Estado de São Paulo, o governador José Serra assinou na última sexta-feira o decreto de criação de mais quatro Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As novas unidades estão localizadas nos municípios de Piracicaba, Santana de Parnaíba, São Sebastião e São Vicente.

Com as seis unidades distribuídas nas cidades de Cajamar, São José dos Campos, São Paulo (Etecs Arthur Alvim e Vila Formosa), Suzano e Votorantim, sobem para dez as escolas técnicas recém-criadas na semana passada. Agora, o Centro Paulo Souza mantém 151 Etecs – em 2006, eram 126 — , distribuídas em 121 municípios paulistas.

Com as novas Etecs, que integram o plano de expansão para o ensino profissional, o governo espera contribuir para o aumento dos índices de empregabilidade dos jovens no Estado.

O valor do investimento inicial do Estado para cada uma das unidades foi de R$ 500 mil, destinado à compra de mobiliário e equipamentos.

Etec  Gino Rezaghi, de Cajamar

Implantada neste semestre como classe descentralizada da Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, a escola oferece 120 vagas para dois cursos técnicos: Administração (T/N) e Logística (N).

Etec de Piracicaba

A cidade, que já contava com a Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, ganhou mais uma unidade no segundo semestre de 2008.  A nova Etec oferece dois cursos técnicos: Gestão de Pequenos Negócios e Instrumentação e Equipamentos Industriais, ambos à noite, com 40 vagas cada.

Etec Professora Ermelinda Giannini Teixeira, de Santana de Parnaíba

A nova escola técnica começou a funcionar neste semestre como classe descentralizada, extensão da Etec São Roque. No último processo seletivo ofereceu 160 vagas para dois cursos técnicos: Informática e Logística, nos períodos da tarde e da noite.

Etec de São José dos Campos

Foram com os cursos técnicos de Administração, Automação Industrial e Informática, nos turnos da tarde e da noite, que a nova Etec iniciou suas atividades. No processo seletivo para o segundo semestre a unidade ofereceu um total de 240 vagas.

São Paulo

Com as unidades de Arthur Alvim e Vila Formosa sobe para 21 o número de Etecs na Capital.

Etec Artur Alvim

A escola iniciou suas atividades no segundo semestre de 2008, oferecendo 120 vagas divididas entre os cursos técnicos de Automação Industrial, Edificações com ênfase em Projetos e Eletrônica, todos no período da noite.

Etec de Vila Formosa

A nova unidade, a 11ª  Etec localizada na zona leste da capital,oferece três cursos técnicos, cada um com 40 vagas: Contabilidade e Design Gráfico, ambos à noite,  e Informática, à tarde.

Etec de São Sebastião

Localizada na Região Administrativa de São José dos Campos – que agora passa a ter nove Etecs –, a nova escola implantou neste semestre o curso técnico de Logística. Foram oferecidas 80 vagas, divididas entre os turnos da tarde e da noite.

Etec de São Vicente

Como extensão da Etec Dona Escolática Rosa, de Santos,  a nova Etec participou do Vestibulinho para o segundo semestre de 2008, oferecendo 160 vagas para dois cursos técnicos: Edificações e Informática. Ambos nos períodos da tarde e da noite.

Etec de Suzano

Até se tornar uma Etec, a unidade funcionava como classe descentralizada desde o início deste semestre, oferecendo 160 vagas para dois cursos técnicos: Gestão Ambiental e Química, nos períodos da tarde e da noite.

Etec de Votorantim

A mais recente Etec da Região Administrativa de Sorocaba – que já conta com 15 escolas técnicas estaduais – foi implantada neste segundo semestre. O processo seletivo ofereceu 160 vagas, dividias entre dois cursos técnicos: Informática e Logística.

Do Centro Paula Souza