São Paulo ganha Instituto de Geriatria

Unidade visa promover ações integradas garantindo o envelhecimento saudável da população

sex, 03/04/2009 - 11h59 | Do Portal do Governo

O estado de São Paulo ganha a partir deste mês o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia. A unidade, vinculada à Secretaria da Saúde, vai funcionar nas instalações do Centro de Referência do Idoso (CRI) da zona leste, na capital paulista. Além dos serviços de atendimento em saúde e atividades de convivência e lazer já oferecidos pelo antigo CRI, com o novo instituto será possível ampliar a realização dos trabalhos de ensino, pesquisa e formulação de políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida dos idosos de todo o estado.

A criação da unidade visa promover ações integradas garantindo o envelhecimento saudável da população e acessibilidade a edifícios, transportes e vias públicas. “Estamos criando um centro especializado não somente na assistência médica, que é fundamental, mas também responsável por desenvolver pesquisas que possam subsidiar novas políticas de atenção ao idoso no âmbito do Sistema Único de Saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Também será papel do instituto estimular e apoiar os idosos no exercício de seus direitos, disseminar valores e atividades positivas referentes ao envelhecimento humano, concentrar dados e informações sobre atendimento ao idoso e promover programas de capacitação em geriatria e gerontologia.

Da Secretaria da Saúde