São Paulo ganha 4 centros especializados em transplantes

São Paulo teve em 2006 o melhor ano em transplantes de órgãos e tecidos da história

sex, 09/02/2007 - 12h23 | Do Portal do Governo

O Hospital Estadual Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, e a Santa Casa de São José dos Campos receberam na última quarta-feira, 7, credenciamento do Ministério da Saúde para transplantes de rim. O Luzia já realizava transplantes, mas apenas entre vivos_ agora será também com doador cadáver. Há o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto fará agora transplantes de coração, após receber o credenciamento.

No maior hospital do Grande ABC, o Hospital Estadual Mário Covas (em Santo André), transplantes de córneas serão iniciados em abril. A unidade também já foi credenciada e prepara seu centro de transplantes.

A grande vantagem para os moradores das quatro regiões é a facilidade de acompanhamento de saúde. Pacientes já inscritos na lista de transplantes poderão solicitar transferência para um dos quatro hospitais e realizar os exames periódicos mais perto de casa. Novos pacientes poderão se inscrever diretamente nas unidades.

São Paulo teve em 2006 o melhor ano em transplantes de órgãos e tecidos (incluindo córneas) da história. Foram 6.446 cirurgias, 12,9% a mais do que em 2005, com 5.710 procedimentos, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. É a melhor marca já alcançada por um Estado brasileiro em todos os tempos.

Os números são crescentes ano a ano: em 2004 houve 4.734 transplantes de órgãos e tecidos. Em 2003, 4.270.  O Estado de São Paulo realiza cerca de 45% dos transplantes de todo o Brasil.

“É um ganho para o Estado. São Paulo recebe mais quatro centros de transplantes, o que agiliza o atendimento em cada região”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. “Para diminuir a fila de transplantes só há um jeito: doação. Importante que a população se conscientize disso”, complementa.

Da Secretaria de Saúde