São Paulo ganha 20º túnel

Evento contou com a presença do governador José Serra

sex, 25/01/2008 - 17h02 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou na tarde desta sexta-feira, 25, na zona Sul da Capital, da inauguração do túnel Paulo Autran, o 20º da cidade de São Paulo, que liga a avenida Washington Luís ao setor de desembarque de passageiros do Aeroporto Internacional de Congonhas.

Com investimentos de R$ 23 milhões, a estimativa da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é que 1.800 veículos por hora utilizem a nova via sob a avenida Washington Luís, desafogando o trânsito no entorno do aeroporto, sobretudo em horários de pico. 

O novo acesso pôs fim ao farol no cruzamento da Washington Luís. Com isso, os técnicos da CET acreditam que a medida, de imediato, trará maior fluidez ao tráfego nas avenidas 23 de Maio e Interlagos. Os recursos da obra saíram de uma parceria selada entre a Prefeitura de São Paulo e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) em novembro de 2005. 

“Foi um processo que começamos quando assumimos a Prefeitura e que se materializou na atual gestão. É um presente para a cidade de São Paulo”, recordou o governador paulista José Serra, à época prefeito de São Paulo, numa referência aos 454 anos de fundação da segunda maior cidade do hemisfério.  

Paulo Autran

“Trata-se de uma obra magnificamente bem projetada e muito bem executada”, elogiou Serra após percorrer os 310 metros de extensão da passagem, que tem duas pistas no mesmo sentido, calçadas, sistema informatizado de iluminação e ventilação.  

Mentor da idéia que culminou com a denominação de Paulo Autran ao túnel, o governador José Serra justificou o porquê da sugestão. “Será uma evocação permanente da memória do trabalho do Paulo, que era uma figura muito querida por todos nós”, frisou.

“O túnel será ponto de passagem para muitos artistas de todo o Brasil que antes de deixar São Paulo, certamente lembrarão de tudo aquilo que Paulo Autran representou para a nossa arte”, reforçou o ator Juca de Oliveira, convidado a discursar em nome de uma dezena de artistas que prestigiaram a inauguração, como Beatriz Segal, Paulo Goulart e Lígia Cortez.

Segundo o prefeito Gilberto Kassab, o Poder Executivo elaborou o projeto básico da passagem subterrânea, executou os desvios de trânsito e sinalização, e realizou os projetos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, que incluíram estudos de impacto e remoção de árvores.

20 túneis

Coube à Infraero elaborar o projeto executivo bem como a construção do túnel. Com esta inauguração, a cidade passa a contar com 20 túneis e passagens subterrâneas, num total de 21 quilômetros de vias subterrâneas.  

“Um semáforo a menos vai melhorar sim o trânsito. Aliás, tratava-se de um dos semáforos mais odiados da cidade de São Paulo porque o paulistano tinha medo de ficar parado ali e perder o avião”, recordou o prefeito Gilberto Kassab. 

Lançamento 

Antes de visitar a zona Sul, o governador José Serra prestigiou o lançamento do Calendário 2008 – São Paulo, Comoção da Minha Vida, produzido pela Assembléia Legislativa em homenagem aos 454 anos da Cidade de São Paulo e dos 100 anos da imigração japonesa.

O evento realizado no Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, contou com a presença do presidente de Assembléia, deputado Vaz de Lima, do secretário estadual da Cultura, João Sayad, do artista plástico Emanoel Araújo, do secretário municipal dos Transportes, Alexandre Moraes, deputados estaduais e vereadores da Capital. 

Cleber Mata