São Paulo faz Virada Cultural para ajudar Santa Catarina

Edição Especial em prol da população catarinense acontece neste fim de semana

qui, 04/12/2008 - 10h43 | Do Portal do Governo

Neste final de semana, a Secretaria de Estado da Cultura e a Associação Paulista dos Amigos da Arte [APAA] realizarão a Virada Cultural SOS Santa Catarina no teatro Sérgio Cardoso. Serão 24 horas de música, teatro, dança e circo, a partir das 18h do sábado.

Tanto para o público como para a organização, esta Virada tem um caráter especial, pois a entrada para os espetáculos será a doação de alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal (fralda descartável infantil e geriátrica, absorventes, sabonetes, toalhas, cotonetes, papel higiênico), produtos de limpeza (sacos de lixo, lonas plásticas, desinfetantes, rodos, água sanitária), roupas, sapatos e cobertores que serão enviados para a população no estado de Santa Catarina.

Os artistas se apresentam de graça e dispensaram o cachê. Anote a programação.

Programação

Sábado, 6

Saguão

18h – Música

Tribores

Grupo  formado em 2002, o trio reuniu-se com o objetivo de apresentar uma forma  própria, diferenciada  e divertida de tocar e fazer musica, dando ênfase à percussão, no sentido  de expor a habilidade e a qualidade técnica de seus integrantes, num show que explora os movimentos da percussão. Com um repertório de músicas próprias o intuito do grupo é  aproximar  o  gênero da musica erudita à popular, utilizando inclusive técnicas da percussão escocesa.

Saguão

19h – Circo

Circo Invisível

De forma imagética e com muito humor, o mímico Edgar Bustamante recria o universo  mágico do circo apresentando  números como: adestrador de elefantes, mágico Rudine, atirador de facas, entre outros.

Teatro

20h – Dança

Pedrinho Luz, “Pedrinho Sapopemba”

Após um ano de vivências artístico-culturais e ensaios desenvolvidos por profissionais do meio artístico com jovens  dos distritos de Cidade Tiradentes e Sapopemba os  Pedrinhos estão prontos para mostrar todo o potencial  destes jovens que participam de Fábricas de Cultura. Trazendo ao palco a dança, a música, o teatro e o circo, os espetáculos são criados considerando o repertório cultural  de  cada  localidade e as expressões trazidas por cada jovem do projeto.

Saguão

21h – Música

Ceumar

Ceumar  tem  três discos gravados: “Dindinha 2000”, “ Sempre Viva 2003” e “Achou! De 2006”, este junto com Dante Ozzetti. No começo de 2009, Ceumar lançará  um  trabalho  inédito somente com canções de sua autoria. Ceumar que  já  se  apresentou em Itajaí, Santa Catarina, promete cantar seus maiores sucessos neste espetáculo no Sérgio Cardoso para as vítimas de Santa Catarina.

Saguão

21h30 – Música

Badi Assad

Nos palcos, a brasileira Badi Assad revela-se uma das artistas mais completas e virtuoses do momento. Com o encanto de uma diva, ela canta, dança,  toca  violão e transforma seu próprio corpo numa percussão – tudo ao  mesmo tempo! Com mais de oito CDs lançados pelo mundo (o mais recente é  Wonderland,  de  2006,  considerado  pela  BBC  de  Londres um dos 100 melhores  álbuns  do ano e o 27º destaque do ranking da Amazon.com), Badi também  já  foi  eleita (no mesmo ano em que Ben Harper) uma das melhores violonistas do planeta pela revista americana Guitar Player.

Saguão

22h – Circo

Ricardo Malerbi, “Uma Série de Surpresas”

Ricardo Malerbi é mágico e co-fundador do grupo “Oculto do Aparente”, cuja 1ª realização foi o espetáculo “Além da Mágica”, o qual dirigiu.

Apresenta  no  Teatro  Sérgio  Cardoso  um  ato  internacional com música predominantemente  brasileira  onde  uma  série  de  efeitos  mágicos  se encadeiam provocando espanto e encantamento.

Teatro

22h30 – Música

LUDOV

Depois de anos cantando juntos, passando por diversas bandas e diversas encarnações, Vanessa Krongold (vocal), Mauro Motoki (guitarra, teclado), Habacuque Lima (guitarra, baixo) e Paulo Chapolin (bateria), já sabem o que querem,  como  fazer, e não poderiam deixar de ser autênticos, mesmo que não quisessem. Na estrada desde 2002, o quarteto paulistano já lançou dois discos: O Exercício das Pequenas Coisas e o recente Disco Paralelo e conquistou  um  público  cativo  e  fiel. No Video Music Brasil, em 2004, receberam  o  prêmio videoclipe revelação com a música Princesa, e no ano seguinte, três indicações com Kriptonita.

Domingo, 7

Saguão

0h – Música e DançaMutrib – Música dos Balcãs e Betty Gervitz – danças circulares

O grupo  Mutrib   nasceu   da  convergência  dos  interesses  musicais multiculturais  de  alguns dos maiores instrumentistas do cenário musical um grande eixo da cultura mundial, que interliga, desde a Antiguidade, Ocidente e Oriente, num caldeirão musical de grande efervescência. O show é um amplo mosaico dessas culturas, uma grande viagem musical que vai do Magreb, atravessando Turquia, Palestina, Síria, Israel, e chegando ao leste europeu (Albânia, Grécia, Macedônia, Romênia e Bulgária).

Saguão

1h – Performance

Mariana Piza, “Formas-Me”

Performance na qual o público e a performer estarão envolvidos em uma mesma ação. A performer Mariana Piza, vestida com um macacão de peças de LEGO, estará em exposição em uma cadeira de tubos de PVC. O público será construtor da obra a partir da interação com a performer, encaixando outras peças no macacão, compondo sua forma.

Teatro

1h15 – Música

Marina de La Riva

Filha de mãe brasileira e pai cubano, a cantora estreou no ano passado em CD com seu nome, no qual funde a música e os ritmos da ilha de Fidel à tradição da nossa MPB. Com participação de Chico Buarque em uma das faixas, o repertório é sensual e dançante, refinado como a mistura de Cuba com Brasil. Marina destaca-se como uma das principais revelações de novas intérpretes nacionais, tendo ganhado o prêmio de melhor intérprete revelação da APCA em 2007.

Teatro

2h – Teatro

Risoterapia

Risoterapia é uma comédia com texto e interpretação de Nilton Rodrigues, na qual o enredo é conduzido por cinco personagens (o médico que desenvolveu o método da Risoterapia como cura, a pessimista, o toc, a botocada e a atriz). A loucura, as neuroses, os preconceitos, o estresse contemporâneo e outras questões relevantes da sociedade são temas do espetáculo, que de forma bem humorada proporciona reflexão e riso aos espectadores.

Teatro

2h30 – Música

Cachorro Grande

Eles se conheceram nas ruas de Porto Alegre, ainda nos anos 90. Ralaram e se divertiram, fazendo shows pelo país até chegarem ao grande público, em 2005, com *Pista Livre*. Agora, com o novo *Todos os Tempos*, quarto álbum, a banda se mostra pronta para ampliar ainda mais o grande número de fãs que já curtem seu som inspirado no rock dos anos 60 e 70.

Saguão

10h – Teatro Infantil

“Os Três Porquinhos”, Grupo Furunfunfun

Espetáculo dramático-musical que transcende o universo infantil e atinge também o público adulto. Os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, discórdia e conciliação, são apresentados numa linguagem acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da platéia, recontando de maneira criativa, a arquetípica história dos três Porquinhos.

Saguão

11h – Música

Léa Freire e Teco Cardoso Quinteto

Léa Freire “flautas”, Teco Cardoso “sax”, Tiago Costa “teclado”, Fernando de Marco “contra-baixo” e Edu Ribeiro “bateria”. Cinco dos mais renomados instrumentistas brasileiros apresentam um repertório com choros, sambas, maracatus e outros ritmos, unindo o popular ao erudito, o formalismo à improvisação com o melhor da música brasileira.

Saguão

11h40 – Circo

Circo Vox

O espetáculo “Curta A Temporada” tem o estilo do novo circo, misturando palhaços, ilusionistas, acrobatas, contorcionista e malabarista à magia do canto, luz negra e imagens em vídeo, possibilitando de maneira cômica e nonsense um espetáculo de visual apurado e linguagem contemporânea. Sem apresentador e animais, o público se entretém do início ao fim. Os personagens Bobí (Gallo Cerello) e Judite (Elena Cerântola) dividem o picadeiro com Zirabel (Bia Karfig) e a feroz Tânia de Oliveira.

Teatro

12h – Teatro de Improvisação

Jogando No Quintal

O Jogando no Quintal entrou em seu 6º ano em cartaz. O improviso é o tema central do espetáculo, baseado na estrutura de um jogo de futebol, onde os palhaços do elenco criam as cenas na hora a partir de temas sugeridos pelo público, que também atua elegendo as melhores improvisações.

Saguão

13h – Música

Òctrombada, “Miscelânia e Kinconkros-Pra Cantar e Imaginar”

Desde 2001 o ÓcTrombada desenvolve seu trabalho nas áreas artística e educacional com música e teatro para públicos de todas as idades. Formado por artistas/educadores, pesquisa sua linguagem com um criativo trabalho cênico utilizando a voz e a percussão corporal. Numa mescla de dois espetáculos do seu repertório, “Miscelânea” e “Kin Con Krof – pra cantar e imaginar”, o grupo canta divertidas canções pra rir, emocionar e embolar a língua!

Saguão

13h30 – Música

Caracaxá, “De Recife a São Paulo”

Fundada no ano de 2003, aCia Caracaxá trabalha a música e dança das diferentes nações de maracatu, inspirada nas particularidades de cada uma delas, referentes aos baques e composições e através de arranjos idealizados pela própria Companhia promovem releituras de standards da musica e da dança do Maracatu Nação de Baque Virado, folguedo popular tradicional do Estado de Pernambuco existente a mais de dois séculos.

Teatro

14h – Dança

“A Joaninha”, Ballet Stagium

“Danças da Ilha de Santa Cruz” coreografado por Décio Otero e dirigido por Marika Gidali possibilitou um amplo estudo da história do Brasil.

Danças étnicas, contemporânea, danças de roda sacra e profana, dança de rua, a mistura das músicas eruditas e populares e o estudo do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, aproximaram a criança da nossa diversidade cultural. Enfatizou-se, também, a conscientização do Estatuto da Criança e do Adolescente, tornando os alunos e seus familiares conhecedores da possibilidade de uma sociedade mais justa.

Saguão

15h – Contação de Histórias

Giba Pedroza

Giba Pedroza é contador de histórias e pesquisador de literatura infantil e tradição oral há vinte anos. Em 2004, lançou o CD Livro Girasonhos Roda de Estórias, no qual realizou diversos espetáculos e recebeu diversos elogios da critíca. Lança agora o CD Contos de Todos os Cantos, que nasceu da fusão de seu trabalho com os trabalhos da cantora, instrumentista Renata Mattar. Neste disco apresentam músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura infantil de diversos povos, fazendo um passeio lúdico por contos, trava-línguas, cantigas populares e canções, uma celebração da cultura infantil e tradicional de alguns países.

Saguão

15h30 – Contação de Histórias

Lidia Engelberg

A atriz Lídia Engelberg conta histórias utilizando exclusivamente a voz, o corpo e o espaço. A apresentação terá duas histórias: um conto de fadas (“A Bruxa Salomé”), um causo (“Gretel a Esperta”).

Teatro

16h – Circo ou MúsicaSaguão

17h – Música

Banda Paralela

A Banda Paralela foi fundada em meados de 1993 através do encontro informal de alguns músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Fazer música de vários estilos a partir de instrumentos de sopro e percussão virou a assinatura do grupo. A farda colorida inspirada nas fanfarras caiu tão bem que virou uniforme. O show se completa com a musicalidade e virtuosismo dos integrantes que, através dos criativos arranjos, surpreendem o público do início ao fim. De maxixe a dance music, tudo é possível apenas com os instrumentos acústicos. São 7: saxofone barítono, escaleta, saxofone alto, trompete, trombone, bumbo e caixa/prato.

Teatro

18h- Dança

Pedrinho Luz, “Pedrinho Cidade Tiradentes”

Após um ano de vivências artístico-culturais e ensaios desenvolvidos por profissionais do meio artístico com jovens dos distritos de Cidade Tiradentes e Sapopemba os Pedrinhos estão prontos para mostrar todo o potencial destes jovens que participam de Fábricas de Cultura. Trazendo ao palco a dança, a música, o teatro e o circo, os espetáculos são criados considerando o repertório cultural de cada localidade e as expressões trazidas por cada jovem do projeto. Nos dois dias, contaremos com os seguintes

Mestres de Cerimônia:

Sábado: Edgar Bustamante

Domingo: Palhaço Tchutchuco

Serviço

Virada Cultural SOS SANTA CATARINA

Das 18h do dia 6, às 18h do dia 7Local: Teatro Sérgio Cardoso

Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista

Toda a programação é Gratuita

Entrada: Água potável, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal  (fralda  descartável  infantil  e geriátrica, absorventes, sabonetes, toalhas, cotonetes, papel higiênico), produtos de limpeza (sacos de lixo, lonas plásticas, desinfetantes, rodos, água sanitária), roupas, sapatos e cobertores para serem enviados à população de Santa Catarina.

Da Secretaria da Cultura