São Paulo faz homenagem especial no Dia Mundial do Doador de Sangue

Para estimular a ação solidária, Estado lança campanha “Doe sangue e passe a bola para um amigo”

seg, 13/06/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 14, comemora-se o Dia Mundial do Doador. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, com o objetivo de reconhecer o papel importante que essas pessoas têm na vida de milhões de enfermos que dependem de transfusão.

Em reconhecimento às pessoas que dedicam parte do seu tempo à doação voluntária, a Pró-Sangue, órgão da Secretaria da Saúde, que abastece 128 hospitais, está preparando homenagem especial para a data. Aqueles que forem doar nos postos da Fundação poderão participar da campanha “Doe sangue e passe a bola para um amigo”, para mostrar que a doação deve ser um hábito contínuo e não um gesto pontual feito só quando uma pessoa próxima precisa.

Para comemorar a data, a Pró-Sangue colocará neste dia um painel no Posto Clínicas. Os doadores poderão tirar uma foto com a bola vermelha, o grande ícone da campanha, tornando-se efetivamente promotor dessa causa. Para quem quiser guardar a lembrança, as fotos posteriormente ficarão disponíveis no facebook.com/prosangue.

Para doar basta estar em boas condições de saúde, alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes), ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e trazer documento de identidade original com foto.

Quem já recebeu a vacina contra gripe pode fazer sua doação de sangue após 48 horas da vacinação. Se a pessoa, no entanto, estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

Doações antes do inverno

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, está convocando a população paulista para doar sangue antes do início da estação mais fria do ano. O objetivo é garantir que não haja redução nos estoques dos hemocentros do estado, uma vez que, no inverno, costuma haver redução média de 30% nos estoques dos hemocentros do estado. Além disso, no mês de julho, devido às férias escolares, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, consequentemente, há maior risco de acidentes e de feridos necessitando de sangue nos hospitais.

Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. A Fundação Pró-Sangue possui quatro postos de coleta na capital. O posto Clínicas (Av. Dr. Eneas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar) atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas. A lista dos postos de coleta de todo o estado está disponível no site www.saude.sp.gov.br/content/doacao_sangue.mmp

Importância de ser doador

Ainda que se coletem mais de 93 milhões de bolsas por ano em todo o planeta, a questão da doação de sangue permanece crítica para a grande maioria dos países, sobretudo os de baixa e média renda. A despeito dos esforços empreendidos pelos governantes, a disponibilidade de sangue ainda é escassa em inúmeros lugares. Milhões de pessoas que dependem de transfusão nem sempre têm acesso a um sangue seguro à sua pronta disposição.

Segundo dados da OMS, a taxa média de doação em países de alta renda é de 45,4 doações por mil pessoas, ao passo que para os países de média e baixa renda esse coeficiente cai para 3,6 e 10,1, respectivamente. O quadro ganha contornos impressionantes quando a pesquisa feita pelo mesmo organismo em 173 países revela que em 77 deles as taxas de doação correspondem a menos de 1% de sua população.

A OMS calcula que para um país atender às suas necessidades, o número de bolsas coletadas deve corresponder de 1% a 3% de sua população. Nos países como o Brasil, é recomendado um índice de 3% a 5%. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue.

Serviço
Mais informações podem ser obtidas no Alô Pró-Sangue 0800-55-0300, no site http://www.prosangue.sp.gov.br ou no twitter @pro_sangue.

Do Portal do Governo do Estado com informações da Agência Imprensa Oficial e da Fundação Pró-Sangue
.