São Paulo faz campanha de prevenção às quedas de idosos

Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos é comemorado nesta terça, 23

ter, 23/06/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Futuridade, plano do Governo do Estado de São Paulo para os idosos, inicia na terça-feira, 23 de junho, às 13 horas, no Memorial da América Latina, a programação da campanha para Semana Mundial de Prevenção às Quedas dos idosos. O evento acontece simultaneamente em diversas localidades, envolvendo 70 parceiros, entre secretarias estaduais e municipais, universidades, associações, autarquias e conselhos de cidadania.

Na abertura, estarão presentes a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita Passos; a presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo- FUSSESP, Mônica Serra; e o secretário municipal de Participação e Parceria, Ricardo Montoro.

A queda de idosos é um problema de saúde pública que cresce a cada ano no Brasil. Conforme levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações de idosos na rede pública em razão de fraturas do fêmur, causadas principalmente por quedas, cresceu 37% entre 2000 e 2007. Por isso, a Semana Mundial de Prevenção às Quedas visa assegurar a qualidade de vida e promover a autonomia dos idosos partindo da conscientização do problema.

Durante os quatro dias, serão realizadas, em diversas localidades, palestras, seminários, atividades e eventos gratuitos para a população em geral. Oficinas práticas complementarão as palestras com orientações sobre a adaptação ao ambiente em que os idosos vivem e exemplos de exercícios para desenvolver o equilíbrio e resistência muscular. Além disso, serão distribuídos materiais, como folders e cartilhas com dicas de prevenção.
 
“A iniciativa é uma das ações previstas nas diretrizes do Futuridade, entre elas, promover e estimular campanhas educativas que deem visibilidade as necessidade da população idosa”, declara a secretária Rita Passos.

Atividades

No Hospital do Servidor Público Estadual, a abertura está programada às 9h30, no dia 24 de junho. As palestras serão no anfiteatro B, no 2º andar do prédio do pronto-socorro do hospital. As inscrições devem ser feitas pelos telefones: 5088-8696/ 5088-8007/ 5088-8605, das 10 às 16h.

Durante os três dias, médicos das áreas de geriatria, ortopedia, medicina física e reabilitação, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentre outros profissionais, também informarão os pacientes sobre a prevenção de quedas, possíveis conseqüências e tratamento após a queda.

Nos dias 24 e 25, integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo estarão ministrando palestra sobre o atendimento ao idoso vítima de queda.

Já o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia “José Ermírio de Moraes”- CRI Leste faz um Mutirão de Prevenção de Quedas, dia 23, das 8h às 11h com atendimentos individualizados para avaliação de fatores de risco, orientações e medidas preventivas, mediante agendamento prévio.

Metrô e a CPTM organizarão sessões do programa “Experiente Cidadão – Visita”, que consiste em visitas monitoradas específicas para idosos. Durante o encontro, em formato de dicas, serão transmitidas informações sobre o comportamento adequado que os idosos devem ter nas estações para garantir a sua segurança. No Metrô, os encontros acontecem nos dias 22, 24 e 25, das 13 às 16 horas, no Centro de Controle Operacional, na rua Vergueiro, nº. 1.200. Na CPTM, o programa encerrará a semana, no dia 26. O roteiro começará na Estação da Luz, às 13 horas. De lá, os participantes embarcarão no Expresso Leste, com destino à Estação Brás, para conhecer o Centro de Controle Operacional (CCO).
 
A campanha terá também uma Cartilha de Prevenção de Quedas, que será lançada no dia de encerramento do evento. O livreto foi elaborado pelo Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital do Servidor Público.

Você pode conferir mais atividades no link http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=202240 ou consultando a programação no site da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social – www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/futuridade.