São Paulo fará a maior troca de carteiras escolares do Brasil

Secretaria da Educação irá implantar meio milhão de novas carteiras em 2009

ter, 13/01/2009 - 16h12 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação realiza até a metade do ano a maior troca de carteiras e cadeiras escolares do Brasil. Serão 514 mil novas unidades, beneficiando cerca de 1,2 milhão de estudantes. O investimento previsto é de cerca de R$ 35 milhões.

A previsão é que até o meio do ano todas as novas peças estejam entregues pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão ligado à Secretaria. As novas carteiras e cadeiras irão atender cerca de 2.000 escolas da Grande São Paulo (incluindo a capital) – cerca de 320 mil jogos. No interior e litoral serão cerca 1.000 novos escolas atendidas (194 mil jogos), totalizando cerca de 3.000 escolas por todo o Estado. Já no fim de 2008, no período de férias, teve início a troca deste mobiliário.

A Secretaria fez um levantamento e verificou a necessidade de troca de mobiliário nestas unidades. Além das carteiras e cadeiras de alunos, a pasta irá modificar cerca de 12 mil móveis utilizados por professores (mesa e cadeira para salas de aula) e de 6.000 conjuntos de refeitórios (mesas e cadeiras – para seis alunos).

“Além das mudanças pedagógicas em andamento, a Secretaria agora está alterando a parte física das escolas. Em 2008 realizamos cerca de 1.200 intervenções em escolas estaduais. Os estudantes precisam de uma infraestrutura apropriada para que a aprendizagem tenha um salto de qualidade”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O mobiliário antigo será doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Da Secretaria da Educação