São Paulo exibe diversidade da cultura paulista

Governador José Serra visitou o Parque da Água Branca, onde acontece o evento

dom, 13/09/2009 - 13h37 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou neste domingo, 13, da 13ª edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional, que acontece no Parque da Água Branca, de 11 a 20 de setembro. São mais de 80 estandes de culinária, 155 de artesanato e apresentações de cerca de 300 grupos artísticos.

“O Revelando é uma vitrine das tradições culturais de 200 municípios paulistas. É um movimento que tem como características fraternidade e solidariedade. Reconhece as diferenças das regiões e as respeita. É um encontro de paz, tolerância e, acima de tudo, festa. É um exemplo que São Paulo dá para o Brasil”, disse o governador José Serra.

O público é convidado a saborear pratos típicos como vaca atolada, canjiquinha com costelinha de porco, moqueca, bolinho de mandioca e uma enorme variedade de doces caseiros, alguns não tão conhecidos como a Taiada, feito à base de caldo de cana, gengibre e farinha de mandioca. Para o preparo dessas iguarias estão sendo utilizados 40 fogões à lenha. Além de conhecer a culinária dos tropeiros, os visitantes também poderão degustar cachaças e vinhos artesanais.

Com mais de 30 atividades na programação, o Revelando ainda oferece ao público a oportunidade de apreciar Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e Noites dos Tambores, Cigana, Quadrilhas e Manifestações Cosmopolitas. Danças folclóricas e características de imigrantes alemães, japoneses, italianos, portugueses e árabes, entre outros, estarão presentes no Festival da Amizade, realizado no palco da grande arena, nos dias 12 e 13 de setembro. Atrações como Cavalgadas, Cavalhadas, Tropas de Mulas e Carros de Bois, com mais de 200 animais, entre cavalos, bois, búfalos e mulas, também podem ser vistos.

A produção artesanal tem destaque nos teares, crochês, tricôs, bordados, fuxicos, tapetes, bonecas de pano, objetos feitos com bambu e muito mais. Vale conhecer o Amarrio de Bariri, trabalho que por meio de nós em fios revela surpreendentes desenhos e formas.

O compromisso com a construção da Cultura de Paz e o respeito à diversidade se mantém no Revelando São Paulo com a Cerimônia da Paz, que neste ano tem como tema O Sagrado na Metrópole. E como todos os anos, cerca de 30 segmentos religiosos se encontraram na Esplanada do Memorial da América Latina para a cerimônia inter-religiosa. Hare krishnas, budistas, católicos, presbiterianos, umbandistas, espiritualistas, além de representantes de comunidades indígenas, aguardavam a imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida do Norte (SP).

Do Memorial, Nossa Senhora Aparecida seguiu para o Parque da Água Branca, onde foi recebida pelo governador José Serra.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Ganhou forma repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista.

O objetivo é difundir a cultura do interior de São Paulo, que é também um reflexo das tradições de todo o país e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração.

Atualmente, a programação contempla 32 diferentes atrações, para as quais são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas. No lançamento, em 1997, o Revelando São Paulo reuniu 50 mil pessoas e teve a participação de 70 municípios. No ano seguinte passou a ocupar o Parque da Água Branca, e foi crescendo até os números atuais.

Na última edição foram 180 municípios participantes – 150 estandes de artesanato, 70 de culinária, 170 animais (entre tropas de mulas, cavalos, touros e búfalos), 12 carros de bois, 30 grupos no Festival da Amizade, 18 orquestras de violas, 40 congadas e moçambiques, 50 duplas de violeiros, 15 grupos de Catira, 15 de dança de São Gonçalo e Santa Cruz, 12 de bonecões e cabeções e 40 folias de reis.

Serviço

13ª edição do Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional

Parque da Água Branca – São Paulo – Capital

Av. Francisco Matarazzo, 455

De 11 a 20 de setembro de 2009

Todos os dias, das 9h às 22h

Grátis

Mais informações no site www.revelandosaopaulo.com.br

Programação Revelando São Paulo – 2009

Programação Permanente

Carros de bois, charolas e charretes

155 espaços de artesanato

80 espaços de culinária

Rancho tropeiro

13 de Setembro – Domingo

Cerimônia da Paz – Por uma Década de Cultura de Paz – Memorial da América Latina

Chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

IX Festival da Amizade (continuação)

14 de Setembro – Segunda

Tarde das Serestas

XI Encontro das Manifestações Cosmopolitas

15 de Setembro – Terça

XI Encontro das Manifestações Cosmopolitas (continuação)

16 de Setembro – Quarta

X Encontro de Violeiros e Sanfoneiros

17 de Setembro – Quinta

XI Encontro de Catira

XI Encontro de São Gonçalo

IV Encontro de Fandango Cururu

18 de setembro – Sexta

Recomenda de Almas

Encontro de Quadrilhas

VIII Noite de São João

19 de Setembro – Sábado

XVII Festival de Bonecos

XI Reiada

Corrida de Cavalhada

IX Noite dos Tambores

20 de Setembro – Domingo

Corrida de Cavalhada

XII Congado Paulista

Despedida da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

Encerramento

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo