São Paulo escolhe os melhores cafés do ano

A apresentação dos dez mais bem classificados no 7º Concurso Estadual de Qualidade contou com a presença do governador José Serra.

sáb, 20/12/2008 - 14h57 | Do Portal do Governo

Os paulistas conheceram nesta sexta-feira, 19, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes os vencedores da 6ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo – Safra 2008, que chega aos supermercados e lojas gourmets da capital e do interior na próxima semana, em embalagens sofisticadas e numeradas. A apresentação dos dez mais bem classificados no 7º Concurso Estadual de Qualidade contou com a presença do governador José Serra.

“O futuro do café está na qualidade, inclusive para exportação, porque há muitos países produtores novos como o Vietnã, por exemplo, que entram na faixas do café comum. Por isso, temos de aprimorar nosso café e ter séries de produção especial, sobretudo em São Paulo. Quero organizar produtores e comerciantes para estimular o setor e abrir mercados não só no Brasil, mas no exterior com a marca Café Paulista, Café de Qualidade”, disse o governador. 

Os dois primeiros colocados dos cafés premiados desta safra apresentam características bem diferentes. O grande campeão do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo foi o produtor Homero Teixeira de Macedo Júnior, da Fazenda Recreio, de São Sebastião da Grama, cuja propriedade produz café há cem anos. O segundo colocado, Fernando Loureiro, de Torrinha, cultiva numa área de pouco mais de três hectares.  São Paulo é o terceiro maior produtor de café do país, mas responsável por mais de 40% da sua industrialização e exportação pelo Porto de Santos.

No evento, também aconteceu a entrega do Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café de São Paulo ao cafeicultor cuja propriedade, entre as finalistas do concurso, mais se destacou na prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Também será feita a entrega do Café Solidário ao Fundo Social do Estado de São Paulo. São 1.800 pacotes (de 250 gramas) de café torrado e moído (450 quilos), elaborados com grãos colhidos em junho no Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, localizado na Vila Mariana, o último cafezal remanescente da capital paulista.

Além do governador José Serra, estarão presentes o secretário de Agricultura paulista, João Sampaio, o presidente da Câmara Setorial do Café – uma das 28 que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro), Nathan Herszkowicz, os produtores vencedores, as indústrias de torrefação compradoras dos lotes vencedores, supermercadistas e pesquisadores do setor.

“São Paulo produz e consome o melhor café. Estimulamos a melhoria da qualidade dos grãos da colheita até a apresentação na prateleira do supermercado, com isso, agregamos valor e renda à cadeia produtiva”, afirma o Sampaio.