São Paulo conclui resgate de bombeiros civis em Altinópolis

Governo do Estado criou força-tarefa para resgatar as vítimas, após o desabamento em uma gruta

dom, 31/10/2021 - 12h11 | Do Portal do Governo

Na madrugada deste domingo (31), um desabamento na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, deixou bombeiros civis presos. Informações iniciais indicam que eles faziam parte de um grupo de 26 pessoas que faziam um treinamento no interior do local. Desde às 2h da madrugada, equipes trabalham no atendimento e salvamento de vítimas. Um grupo de especialistas em resgate também foi enviado ao local. Acompanhe as principais atualizações da ocorrência:

ATUALIZAÇÃO Secretaria de Segurança Pública 31/10, às 20h

Equipes do Governo de São Paulo concluíram, na noite deste domingo (31), o trabalho de resgate e salvamento de bombeiros civis que ficaram presos na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, em razão de um soterramento. Nove vítimas fatais foram retiradas do local e outra ferida foi socorrida ao pronto-socorro da região. Ao todo, 26 pessoas estavam na gruta no momento do acidente.

Os trabalhos para resgate das vítimas  tiveram início ainda durante a madrugada, mobilizando aproximadamente 75 homens do Corpo de Bombeiros ao longo do dia. Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) também foram deslocadas para o município para auxiliar nas buscas e salvamento.

Também apoiaram as atividades a Polícia Militar local, por meio de seus batalhões territoriais e equipes do Canil, o Comando de Aviação da PM (CavPM) com a disponibilização de duas aeronaves, além especialistas em resgate, técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 19h09

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 18h06

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 17h22

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 16h52

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 14h34

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 14h17 (correção: o local correto é a Gruta Duas Bocas, no município de Altinópolis, região de Ribeirão Preto)

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 13h36

ATUALIZAÇÃO Secretaria de Segurança Pública 31/10, às 13h33

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, às 12h02

ATUALIZAÇÃO Corpo de Bombeiros 31/10, ÀS 11H47

ATUALIZAÇÃO 31/10, ÀS 12H

O Governo de São Paulo montou uma força-tarefa para resgatar os bombeiros civis que ficaram presos na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, em razão de um soterramento. As primeiras informações apontam que 26 pessoas estavam no local no momento do acidente.

Desde o início da madrugada, quatro equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no atendimento e salvamento das vítimas. Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e um geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decolou em um King Air da PM às 11h30 do aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, rumo ao município para reforçar o trabalho.

Equipes do Grupo de Atendimento em Emergência e Desastre (GEAD) do Corpo de Bombeiros também estão a caminho do local para auxiliar nas buscas. Dois helicópteros Águia estão disponíveis para apoiar as ações das equipes, que contam com o reforço do policiamento territorial. Até o momento, cinco vítimas foram socorridas aos serviços médicos da região.