São Paulo em Perspectiva discute saúde e violência

Revista da Fundação Seade está disponível na rede para download

qua, 07/01/2009 - 9h01 | Do Portal do Governo

A edição de 2009 da revista São Paulo em Perspectiva discute violência e saúde. Dividido em dois números, o volume 21 traz 15 artigos relacionados a pesquisas sobre violência no Brasil e seus desdobramentos metodológicos e conceituais. No primeiro, estão reunidos textos que discutem a produção de indicadores e tendências da violência, sobretudo no que se refere à criminalidade urbana.

Os artigos tratam do uso de registros administrativos, de pesquisas de vitimização e de abordagens e modelos envolvidos no acesso e na produção de dados sobre violência, entre outros.

Já o segundo volta-se para as principais questões presentes na agenda atual de investigações sobre a violência no país. Trata-se de análise sobre as políticas públicas instituídas para o enfrentamento da violência contra as mulheres e idosos, a pornografia infantil na internet, o papel preventivo exercido por polícias e municípios e o funcionamento do sistema de justiça criminal, por exemplo.

O volume 22 de São Paulo em Perspectiva discute saúde em seus dois números. Apenas o primeiro está disponível on-line. São 11 artigos que abrangem temas como sistema de informação em saúde, mortalidade neonatal e perinatal, natimortalidade, fecundidade e saúde ocupacional, desigualdades nas condições da saúde da população, regionalização em saúde, cooperação intermunicipal, auditoria e avaliação no SUS, entre outros.

Ao mesmo tempo em que dissemina as metodologias utilizadas na produção das estatísticas vitais do Estado de São Paulo, este número contribui para a discussão de questões sociais, econômicas e regionais sobre desigualdade e equidade no acesso à saúde.

Da Fundação Seade