São Paulo é o maior produtor nacional de citros

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento disponibiliza dicas para melhorar o pomar, além de uma variedade de mudas selecionadas

qua, 04/11/2015 - 18h53 | Do Portal do Governo

Com um pomar de 183.783.180 plantas cítricas, formado por 60.793 talhões, o Estado de São Paulo figura como o maior produtor nacional de citros. Porém, a falta de informações sobre o manejo eficiente da irrigação na cultura do citros é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Visando melhorar a qualidade da produção, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento disponibiliza dicas de plantio e uma variedade de mudas selecionadas pelo programa de melhoramento genético.

Estão disponíveis mudas de laranja, laranja para NFC (usada para suco natural), de baixa acidez, de umbigo, de polpa vermelha e sanguínea. Também são oferecidos materiais de tangerina, tangerina tipo poncã, tipo murcote, mexerica e lima ácida.

De acordo com a pasta, a única forma de controle da qualidade de pomar é por meio de inspeções constantes, que devem ser realizadas pelo citricultor. Encontrados sinais ou plantas com sintomas da doença, elas devem ser eliminadas o mais rápido possível para não contaminar as demais.

Entretanto, com a falta de informação doenças como o cancro cítrico e o greening já mataram 2.049.076 mudas.

Do Portal do Governo do Estado