São Paulo é o grande vencedor das Olimpíadas Escolares 2009

Cerca de 3,5 mil estudantes de 900 escolas do Brasil participaram da competição

qui, 24/09/2009 - 18h04 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo foi o grande campeão das Olimpíadas Escolares 2009, na categoria mirim. A delegação paulista obteve um total de 53 medalhas: 17 de ouro, 18 de prata e 18 de bronze. Foram 28 medalhas a mais do que o segundo colocado, o Rio de Janeiro. Neste ano, houve um recorde de 3,5 mil participantes, sendo 3 mil atletas, de 900 escolas públicas e privadas do país.

As competições terminaram no último domingo, 20, no município de Poços de Caldas (MG) e 25 delegações (de 24 Estados e a da cidade sede) estiveram representadas em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), neste evento organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Segundo o técnico da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) Cláudio Roberto dos Santos, responsável pela delegação paulista, este grande resultado deve-se à iniciativa da SELT em levar equipes extremamente competitivas para disputar campeonatos de alto nível como as Olimpíadas. ”Por mais que o Estado de São Paulo esteja entre os melhores, nunca desmerecemos nenhum outro Estado. O que queremos realmente é descobrir talentos em potencial”, explicou Cláudio.

São Paulo obteve sucesso no atletismo, judô e tênis de mesa, onde conseguiu ser o Estado que mais conquistou medalhas. A equipe de basquete masculino faturou a medalha de ouro e a feminina ficou com o bronze. No futsal, tanto no masculino quanto no feminino, as equipes ficaram com a prata. Já no vôlei, a equipe masculina ficou com o bronze.

Na primeira semana de outubro, o COB anunciará as cidades-sede de 2010. As candidatas são Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Nova Friburgo (RJ) e Poços de Caldas (MG) novamente. Em novembro, os atletas da categoria infantil (de 15 a 17 anos) estarão em disputa no município de Maringá (PR).

Quadro de Medalhas:
São Paulo: 53 medalhas (17 de ouro, 18 de prata e 18 de bronze)
Rio de Janeiro: 25 medalhas (7 de ouro, 12 de prata e 6 de bronze)
Espírito Santo: 16 medalhas (7 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze)
Paraná: 18 medalhas (7 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze)
Santa Catarina: 19 medalhas (6 de ouro, 3 de prata e 10 de bronze)

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo