São Paulo e Nova Zelândia discutem parceria ambiental

Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, recebeu o embaixador da Nova Zelândia, Mark Trainor, nesta semana para abordar acordo entre países

qui, 28/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Mark Trainor, visitou o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, para discutir o desenvolvimento de trabalhos em parceria entre os países, especialmente nos setores de ecoturismo e de carne. Ambos os países desenvolvem políticas nas áreas de comércio internacional, direitos humanos, meio ambiental, direito marítimo, proteção às baleias, entre outras.

O interesse no setor de carnes envolve especialmente as operações de frigoríficos, com a finalidade de melhorar a eficiência das empresas no uso de água e destinação de resíduos sólidos. Trata-se de uma atividade econômica de grande importância, não só para o Brasil que possui o segundo maior rebanho bovino do mundo, com mais de 190 milhões de cabeças, mas também para a Nova Zelândia, que é o maior exportador mundial de laticínios, com um rebanho de 70 milhões de cabeças de ovinos e dez milhões de bovinos.

Na área de turismo, o secretário lembrou que temos muito a aprender com os neozelandeses, que foram o primeiro povo do mundo a criar um Ministério do Turismo, em 1901. Essa atividade responde, atualmente, por 10% do PIB nacional neozelandês, contribuindo para a manutenção de um para cada dez empregos oferecidos no país.

Um intercâmbio nessa área trará uma importante contribuição para as ações da Secretaria do Meio Ambiente, que desenvolve programas de estímulo ao ecoturismo em áreas de Mata Atlântica. Os dois pontos de interesse assinalados pelo embaixador neozelandês deverão ser objeto de novos contatos, para definir ações efetivas a serem implementadas.

A indústria do turismo da Nova Zelândia adotou o ecoturismo como marca, colocando o País como um destino ecoturístico de qualidade e de grande importância mundial. A Nova Zelândia atingiu, nos últimos 10 anos, o status emblemático de Capital Mundial da Aventura.

Da Secretaria do Meio Ambiente