São Paulo e Lombardia apresentam Programa de Intercâmbio e Cooperação Empresarial

O intercâmbio deverá ser nas áreas de tecnologia, gestão empresarial e design, além de um programa de cooperação na área empresarial

seg, 25/09/2006 - 15h36 | Do Portal do Governo

Os governos de São Paulo e da Lombardia (região localizada no extremo norte da Itália, tendo Milão por capital) apresentaram, nesta segunda-feira, 25 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, um Programa de Intercâmbio e de Cooperação Empresarial.

O acordo prevê a troca de informações e cooperação técnica entre as três principais universidades da região da Lombardia (Instituto Politécnico, Universidade Bocconi e Universidade Católica), e universidades paulistas públicas (USP, Unicamp e Unesp) e também particulares. O intercâmbio deverá se dar especialmente nas áreas de tecnologia, gestão empresarial e design, além de um programa de cooperação na área empresarial.

O governador Cláudio Lembo destacou que as relações comerciais entre as províncias dos estados nacionais, como São Paulo e Lombardia, são muito importantes nas relações exteriores do mundo contemporâneo. “É mais dinâmico, é mais rápido e, desde que existam grandes tratados guarda-chuvas, nós, províncias, podemos ingressar e avançar economicamente dentro do processo de globalização”, afirmou.

Lembo ressaltou, ainda, a intensa presença italiana em São Paulo. “É uma realidade cultural muito forte. Brasileiros e italianos se integraram muito nesta parte do trópico. Formamos aqui uma civilização especial, de pessoas com grande vontade de trabalhar e grande capacidade de estudo”, disse. O governador lembrou o começo da integração Brasil-Itália no século XVIII, quando diversos grupos de italianos chegaram ao Brasil.

Os programas apresentados hoje devem se concentrar na formação de recursos humanos na Lombardia, cooperação nas áreas tecnológica e de gestão, colaboração no desenvolvimento dos arranjos produtivos, pólos industriais paulistas e treinamento de estudantes lombardos no meio empresarial paulista.

De acordo com a secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro, as atividades desta segunda-feira permitem uma continuidade nas conversas entre São Paulo e Lombardia para estabelecer mecanismos de cooperação nas áreas tecnológica, universitária e de ensino superior e nos negócios.

No mês de julho deste ano uma missão paulista esteve na Lombardia. Hoje, foi a vez dos representantes das universidades lombardas virem a São Paulo. 

Cíntia Cury