São Paulo é eleito o Estado mais transparente do País

Avaliação foi divulgada pela Associação Contas Abertas, que analisa os portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação

ter, 20/11/2012 - 16h27 | Do Portal do Governo

 

Pela segunda vez consecutiva, o Governo de São Paulo recebeu a maior nota como o estado mais transparente do Brasil, segundo o Índice de Transparência. A nota geral obtida pelo Portal da Transparência estadual foi de 9,29. A nova avaliação foi divulgada nesta terça-feira, 20, pela Associação Contas Abertas, que analisa os portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os parâmetros técnicos estáo divididos em três grandes temas: Conteúdo (60% da nota final), Usabilidade (33%) e Série Histórica e Frequência de Atualização (7%).
De acordo com esses quesitos o Governo de São Paulo recebeu nota 10 para Conteúdo, 9,44 para Usabilidade e 9,12 para Série Histórica e Frequência de Atualização. O ranking completo pode ser conferido neste site. “Esse resultado é um reconhecimento do esforço do governo paulista, que tem adotado várias medidas para aumentar o grau de transparência nas contas públicas” comentou o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.

Neste ano, foi criado pelo governo do Estado o Portal da Transparência, que já teve 12 milhões de páginas acessadas, 380 mil acessos e 247 mil visitantes únicos. O objetivo do Portal é facilitar o acesso do cidadão às informações disponíveis sobre a administração pública paulista, como dados sobre investimentos, receitas e despesas, gastos com pagamento de diárias, materiais e serviços.

Do Portal do Governo do Estado