São Paulo discute controle de pragas naturais

No Dia Internacional da Biodiversidade, Secretaria do Meio Ambiente promove seminário para tentar controlar pragas naturais que atingem o Estado

qui, 21/05/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

Enquanto as páginas dos jornais destacam o poder de destruição das queimadas e motosserras, um mal silencioso atinge os ecossistemas mundiais. As espécies exóticas invasoras ocupam áreas de outros animais e plantas e competem por alimentos, equação que já resultou no desaparecimento de 39% de espécies de animais extintas por causas conhecidas.

No Estado de São Paulo, os principais vilões são o mexilhão dourado, que tem avançado rapidamente Rio Paraná, e a lebre européia, que se concentra na porção sudoeste. Outras espécies como o caramujo africano, javali, lírio-do-brejo, braquiária aquática completam a lista.

Até agora, mais de 120 mil espécies exóticas de plantas, animais e microrganismos foram registradas na África do Sul, Austrália, Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Hoje, as espécies exóticas invasoras constituem a segunda principal causa de perda de biodiversidade no mundo, atrás apenas das alterações provocadas no meio ambiente pelo homem.

Preocupada com esse avanço, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um seminário nessa sexta-feira, 22, para debater o problema. O encontro, que começa às 9h, será no Anfiteatro Augusto Ruschi, localizado na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3133-3374 e (11) 3133-4976 ou pelos e-mails patriciapr@ambiente.sp.gov.br e sma.cristinaa@cetesbnet.sp.gov.br.