São Paulo discute aproximação com governo argentino

O objetivo do encontro foi impulsionar as exportações argentinas para o Brasil

ter, 25/03/2008 - 18h26 | Do Portal do Governo

O governador José Serra recebeu na tarde desta terça-feira, 25, durante almoço no Palácio dos Bandeirantes, uma comitiva argentina, liderada pelo ministro das Relações Exteriores daquele país, Jorge Taiana, e pelos governadores Daniel Scioli e Mário das Neves, das províncias de Buenos Aires e Chubut, respectivamente.

O objetivo do encontro foi impulsionar as exportações argentinas para o Brasil. Paralelamente, procura-se com o encontro iniciar diálogo para aumentar a cooperação e intercâmbio entre as administrações públicas de São Paulo e Buenos Aires em distintas áreas, bem como sondar o potencial para cooperação técnica entre ambas as regiões.

A missão argentina que desembarcou em São Paulo nesta terça-feira reúne diversas autoridades das áreas de promoção de investimentos, exportações, agricultura, cooperação técnica, segurança pública, entre outros. Na prática foi o primeiro encontro com o propósito de abrir oportunidades para empresários do país vizinho exportar produtos de maior valor agregado ao mercado brasileiro.

Pelo lado paulista, participaram do encontro o vice-governador e secretário do Desenvolvimento, Alberto Goldman, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Marzagão, o secretário de Economia e Planejamento, Francisco Vidal Luna, o secretário Chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, o secretário do emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, e a assessora para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, Helena Gasparian. 

Do lado argentino, participaram o embaixador da Argentina no Brasil, Juan Pablo Lohlé, o subsecretário de Relações Comerciais Internacionais, Luis Maria Kreckler e o cônsul Geral da República Argentina em São Paulo, Roberto Gabriel Raimondo.

Cleber Mata