São Paulo Criativo estimulará o empreendedorismo nas periferias

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico oferece cursos como design de moda, grafite, food styling e mídias sociais

dom, 21/04/2019 - 12h07 | Do Portal do Governo

Expandir as oportunidades com trabalho criativo e foco na autonomia. Essa é uma das metas do São Paulo Criativo, um programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que tem dado uma nova chance, especialmente aos jovens.

Os cursos ligados às áreas de moda, design, artes, gastronomia e marketing digital estão em andamento em Campinas, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo e São Vicente. O último polo aberto para o programa foi na capital, no bairro de São Miguel Paulista, no extremo leste.

“Já estamos estudando a abertura de novas unidades nas periferias. Queremos com isso focar no desenvolvimento criativo, especialmente, dos nossos jovens desempregados, mas as oportunidades de cursos vão estar abertas às pessoas de todas as idades”, explica o coordenador do São Paulo Criativo, Daniel Barros.

“A ideia é que eles saiam do curso com o pensamento de gerir novos negócios. Pensando nisso, já temos uma grade que contempla a qualificação e o empreendedorismo. Neste momento, o projeto está colhendo também informações do que funciona e o que pode ser aprimorado”, revela. De acordo com Barros, as próximas turmas contarão com novidades.

Carreira

O trabalho já oferecido em parceria com o Centro Paula Souza e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado já tem surtido efeito na vida dos jovens. “Trabalho na área de beleza, mas não estava conseguindo tanto dinheiro para me manter. Por isso, decidi ampliar minhas chances no curso de design de moda e já estou pensando em fazer o de vitrinismo também”, conta o aluno Miguel Freire Sotto, de 16 anos. “Estou novo e acho que vai ser ótimo para a minha carreira”, diz.

Formado em fotografia, o também aluno do São Paulo Criativo enxergou o curso como uma possibilidade de ampliar seus trabalhos. “Estou fazendo food styling, vamos aprender a montagem dos pratos, um trabalho que deve ser feito junto com o chefe de cozinha e que é primordial para a foto de gastronomia”, disse o Marco Aurelio Marmiroli. “Juntando isso e meus conhecimentos de fotografia, vai ser ótimo”, comemora.