São Paulo completa mais um ano de muita mistura cultural

Confira também a galeria de fotos especial sobre a cidade com imagens do acervo do Museu da Imigração

qui, 24/01/2013 - 20h40 | Do Portal do Governo

São Paulo completa 459 anos nesta sexta-feira, 25 de janeiro. Aniversário de uma cidade que cresceu pelo café e que por ele se transformou. No final do século 19, São Paulo recebeu imigrantes de muitos lugares do mundo e é ainda hoje o destino daqueles que fazem da cidade a mais multicultural do Brasil. Das lavouras ao mercado imobiliário em fortíssima expansão, São Paulo abriga mais de 11 milhões de habitantes e tem como marca as diferentes expressões de cultura e lazer que as colônias foram capazes de produzir.

Veja a galeria de imagens históricas da cidade de São Paulo

“Do ponto de vista cultural, São Paulo é um mosaico fascinante: diversidade de raças, de etnias, de crenças religiosas, de sabores. São Paulo é, ao mesmo tempo, a cidade de influência europeia, de influência afrodescendente, asiática e de influência de brasileiros oriundos de outros Estados”, define a Professora de Pós-Graduação em História Econômica da USP, Esmeralda Blanco de Moura.

ASSISTA AO VÍDEO
Aproveite a noite para visitar um museu da cidade

A professora contribui ainda mais com essas memórias ao falar com o Portal do Governo do Estado sobre a história da gigante capital paulista.

Portal do Governo do Estado: Quais grupos de estrangeiros que marcaram época em São Paulo?
Esmeralda Blanco de Moura: Quanto aos primeiros tempos, a colônia portuguesa é uma das mais importantes em São Paulo, pois, como se sabe, a presença dos portugueses remete à própria colonização, emigração que a vinda de D. João VI e da Família Real para o Brasil, em 1808, iria favorecer. Os espanhóis devem ser igualmente lembrados nos primeiros tempos de São Paulo. A rigor, há que se situar o jesuíta José de Anchieta e o fato de que no período de 1580 a 1640 Portugal e Espanha formaram a União Ibérica. A partir do século 19, ao longo da história, a presença de imigrantes das mais distintas nacionalidades tornou-se significativa em São Paulo. O período áureo da imigração em São Paulo tem início, contudo, na passagem da década de 1880 para a década de 1890. A partir deste momento e do início da década de 1930, exceção feita ao intervalo decorrente da Primeira Grande Guerra, foi constante a chegada de imigrantes a São Paulo. Neste período, os italianos compõem o maior contingente de imigrantes que chegam a São Paulo. Igualmente numerosos serão os espanhóis e os portugueses. Contudo, a presença de outros imigrantes não deve deixar de ser notada no conjunto da população paulistana: imigrantes de procedência das várias regiões da Europa, inclusive do Leste Europeu, do Oriente Médio, da Ásia. A inserção destes imigrantes se dá de vários modos: na agricultura paulista, no trabalho industrial, no setor terciário, enfim, nas várias atividades econômicas da cidade.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Portal: Quais construções foram importantes para o deslocamento e expansão da cidade?
Esmeralda: A cidade de São Paulo é conhecida, também, por ter um passado marcado por demolições, construções e reconstruções. Em sua história, ruas desapareceram para dar lugar, por exemplo, à ampliação da Praça da Sé. Nela, a Catedral, inaugurada em 1954 – ainda sem ter as torres concluídas – fez aumentar o fluxo de pessoas, o movimento do comércio. Importante lembrar que a construção da estação central do Metrô exigiria novas intervenções na praça. Remodelada e, com a inauguração da estação central do Metrô, em 1978, o movimento de pessoas e do comércio se acentua na praça e em seu entorno. O Viaduto do Chá também favoreceu a circulação dos habitantes da cidade pelo Centro. A Faculdade de Direito, já no século 19 e o Teatro Municipal, inaugurado no início da década de 1910, acentuaram a dinâmica cultural da cidade. A Estação da Luz favoreceria o trânsito de pessoas e de mercadorias, colaborando com a dinâmica da economia paulistana.

Portal: Em sua visão pessoal, o que impressiona para quem vem de fora?
Esmeralda: Ao circular com estrangeiros pela cidade, inclusive no intuito de mostrá-la – percebi que a cidade os impressiona devido ao porte que possui, devido a seu cosmopolitismo, ao seu perfil de cidade moderna, ao setor de serviços. Ao mesmo tempo, há quem se surpreenda com o Parque do Ibirapuera e seu entorno arborizado, quem se admire ao perceber que em algumas ruas e avenidas é possível ainda cruzar com árvores imensas, enfim, que São Paulo não é única e exclusivamente uma selva de pedra.

Do Portal do Governo do Estado