São Paulo Companhia de Dança participa de festival

Durante o festival, a Companhia de Dança promoverá palestra e oficina

qua, 16/09/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A São Paulo Companhia de Dança participa do festival Porto Alegre em Cena, que começa nesta quarta-feira, 16, e  vai até sexta, 18, na capital gaúcha. O corpo de bailarinos vai apresentar as coreografias Serenade, de George Balanchine, e Les Noces, de Bronislava Nijinska, no Teatro do Sesi, nos dias 17 e 18. 

As duas coreografias do repertório têm em comum a sua relevância e o seu pioneirismo na história da dança: Les Noces, a mais conhecida criação da russa Bronislava Nijinska (1891-1972), parte de um mote aparentemente trivial – um casamento tradicional de camponeses russos – para criar uma geometria de movimentos que aliou, de maneira radical, a tradição do balé às vanguardas modernistas do início do século 20. Incorporado ao repertório da Companhia em 2008, Les Noces baseia-se na arrojada composição homônima de Igor Stravinsky (1882-1971) e tem figurinos e cenários de Natalia Gontcharova (1881-1962). 

Já a criação de Serenade por George Balanchine (1904-1983), por ocasião da estreia de sua School of American Ballet, partiu de exercícios que procuravam esclarecer aos jovens bailarinos a distinção entre o bailado em sala de aula e a dança no palco. Como Nijinska, o russo Balanchine, frequentemente citado como o grande criador do balé moderno, explorou as questões formais impostas pela modernidade a partir do rigor clássico. 

Além dos espetáculos, cada apresentação da São Paulo Companhia de Dança em outras cidades conta com uma série de atividades educativas paralelas – todas gratuitas. Nesta quarta-feira, será realizada a palestra Corpo-a-Corpo com o Professor, com a diretora artística adjunta da SPCD Inês Bogéa. A palestra procura estimular o contato com o universo da dança e criar uma aproximação do público com o cotidiano da São Paulo Companhia de Dança, cujo repertório vai do século 19 ao 21. O público-alvo são professores (ensino formal e não-formal) e arte-educadores inscritos. 

Na quinta-feira, 17, será realizada a Oficina para bailarinos, com o professor e ensaiador Lars van Cauwenbergh e Daniela Stasi. Será uma aula de técnica de dança clássica com bailarinos locais para compartilhar sua experiência e incrementar a formação dos participantes. Daniela Stasi ministra a técnica Pilates, que aprimora a consciência corporal dos dançarinos e previne lesões. Uma ocasião para travar contato com profissionais atuantes na área de dança e aperfeiçoar a técnica. O público-alvo são bailarinos de nível intermediário a partir de 14 anos. 

Da Secretaria da Cultura