São Paulo começa a vacinar crianças contra meningite C na próxima semana

A partir da próxima semana, imunização passa a fazer parte do calendário do SUS e será oferecida gratuitamente

qua, 01/09/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde oferecerá, a partir da próxima semana, a vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, em toda a rede pública do Estado. As primeiras 600 mil doses deverão estar nos postos de saúde de todos os municípios já na próxima quarta-feira, dia 8 de setembro.

A vacinação contra a meningite C estará disponível para crianças menores de dois anos de idade, gratuitamente, e a partir de agora fará parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), também em nível nacional, protegendo as crianças contra a bactéria causadora da doença.

Inicialmente serão imunizadas as crianças entre um ano e um ano e 11 meses de idade. Para esta faixa etária é necessário apenas uma dose da vacina. Em novembro, a secretaria irá disponibilizar a vacina contra o meningococo C também às crianças menores de um ano, que deverão tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade.

Antes desta medida a vacina estava disponível na rede pública apenas para ações pontuais de controle e bloqueio de surtos de meningite causada pelo meningococo C.

“Aproximadamente 25% dos casos desse tipo de meningite ocorrem em crianças menores de dois anos e a vacinação é a melhor forma de proteção contra a doença. Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%.”, diz a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.

Da Secretaria da Saúde