São Paulo circula pelas marginais

Números da CET, que administra o trânsito na capital, indicam que circulam diariamente, em média, 700 mil veículos somente na Marginal Tietê

qui, 05/04/2007 - 12h50 | Do Portal do Governo

Quem anda de carro pelas marginais Tietê e Pinheiros, de ponta a ponta, imagina que as duas nasceram daquele tamanho e com aquele trajeto. Na verdade, são a soma de vários trechos, construídos ao longo dos anos, que se uniram para formar hoje o mais importante caminho de interligação entre os quatro pontos cardeais da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste) Ao todo, as duas avenidas têm quase 50 quilômetros, medidos ao longo dos rios, e cerca de 180 quilômetros, considerando as vias expressas e locais nos trajetos de ida e volta.

Números da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que administra o trânsito na capital, indicam que circulam diariamente, em média, 700 mil veículos na Marginal Tietê, sendo 577 mil automóveis, 15 mil ônibus e 108 mil caminhões. Na Pinheiros são 400 mil por dia, dos quais 338 mil automóveis, 8 mil ônibus e 54 mil caminhões.

A Marginal Tietê liga as Zonas Leste e Oeste e tangencia a Norte. Quem passa por ela chega às rodovias Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Bandeirantes e Anhangüera. A Marginal do Rio Pinheiros liga as zonas Sul e Oeste, de Interlagos até proximidades do Ceasa e Vila dos Remédios, onde se encontra com a do Tietê. Serve para alcançar as Rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta e Imigrantes.

As duas marginais fazem parte do chamado minianel viário da Capital, junto com as avenidas dos Bandeirantes, Juntas Provisórias, Tancredo Neves, Anhaia Mello e Salim Farah Maluf. No meio do desenho do minianel, fica o centro da cidade.

A Marginal Tietê começou a ser construída nos anos 60 do século passado e a do Pinheiros na década seguinte. Prova de que ambas tomaram a forma atual paulatinamente é que, até hoje, seus trechos mantém nomes diferentes. A Tietê é formada pelas Avenidas Otaviano Alves de Lima, Assis Chateaubriand, Morvan Dias de Figueiredo, Embaixador Macedo Soares e Presidente Castello Branco. Ao longo do Pinheiros, a outra marginal tem os nomes de avenidas Nações Unidas, Magalhães de Castro, Engenheiro Billings e Rua Hungria.

Sobre a marginal do Rio Tietê existem 21 pontes e dois viadutos nas imediações. Na outra, são 12 pontes, 1 viaduto e seis passarelas de pedestres nas estações de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Fim do gargalo

Muitos motoristas se perguntam: “Por que o trânsito nas marginais pára de vez em quando se não há semáforos?.” Ora, a cada dia as duas principais avenidas da Capital ficam saturadas de carros. Para resolver o dilema, o Governo do Estado criou o projeto do Rodoanel Mário Covas, que vai interligar as 10 rodovias que saem de São Paulo rumo ao interior, litoral e outros Estados, sem que o motorista passe pelas marginais.

O Rodoanel será uma rodovia de aproximadamente 170 quilômetros, circulando a dezenas de quilômetros do Centro de São Paulo. Será dividido em quatro trechos. O Oeste, onde se concentra a metade das 10 estradas, está pronto desde 2002 e liga, ao longo de 32 quilômetros, as rodovias dos Bandeirantes, Anhangüera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt. O próximo trecho a ser construído é o Sul, com 61 quilômetros, que vai ligar a Régis Bittencourt à Rodovia dos Imigrantes, passando pela Anchieta.

 Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial