São Paulo capacita 300 novos profissionais no combate a Dengue

A Secretaria Estadual da Saúde promove neste sábado, 10 de novembro, das 8h30 às 18h, o “Simpósio Estadual de Dengue – Desafio no Manejo Clínico”. O evento tem o objetivo de […]

sáb, 10/11/2007 - 15h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Saúde promove neste sábado, 10 de novembro, das 8h30 às 18h, o “Simpósio Estadual de Dengue – Desafio no Manejo Clínico”. O evento tem o objetivo de capacitar médicos e enfermeiros da rede pública e privada de todo o Estado para o rápido diagnóstico dos casos de dengue e o correto tratamento da doença.

Cerca de 300 pediatras e clínicos gerais, além de enfermeiros, dos 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS) do interior e litoral do Estado participarão do ciclo de palestras.

Um dos palestrantes do simpósio será o médico sanitarista cubano Eric Martinez Torres, professor e pesquisador de dengue e diretor Nacional de Investigação e Desenvolvimento do Ministério da Saúde de Cuba.

O evento também contará a presença da infectologista tailandesa Siripen Kalayanaroo e de professores das universidades federais do Ceará e do Mato Grosso do Sul.

O curso fornecerá subsídios técnicos para que os profissionais reconheçam e tratem corretamente a dengue evitando ocorrências de casos mais graves da doença, como a dengue hemorrágica.

Os participantes do evento vão aplicar os conhecimentos adquiridos no seminário no dia-a-dia  da rede básica de saúde e Pronto-Socorros dos 645 municípios paulistas.

“A dengue pode ser confundida com outras doenças, e por isso o paciente infectado acaba demorando para procurar um médico. Queremos dar mais rapidez ao diagnóstico dos casos suspeitos, evitando quadros hemorrágicos que podem levar à morte”, afirma a coordenadora de Controle de Doenças da Secretaria, Clélia Aranda.

No treinamento, os técnicos irão analisar casos clínicos da doença e discutir os métodos adequados para o diagnóstico precoce. Também será analisada a evolução da doença, como os médicos devem proceder no atendimento de dengue clássica e também da dengue hemorrágica.

O seminário acontece no Hotel Mega Pólo, que fica na rua Barão de Ladário, 566-670, no Brás.

 

Da Secretaria Estadual da Saúde

 

(FSS)