São Paulo capacita 1,4 mil profissionais de assistência social

Objetivo é contribuir com a consolidação da proteção social básica

dom, 31/01/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Com um seminário, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) concluiu na última quinta-feira, 28, o projeto de capacitação de 1,4 mil profissionais para a implementação dos Centros de Referência da Assistência Social de São Paulo (CRAS). O seminário, realizado no auditório da Sociedade de Cultura Japonesa, contou com a presença da titular da Seads, a secretária Rita Passos.

“A iniciativa da capacitação para o CRAS foi mais uma mostra do compromisso do Governo de São Paulo com a Política Nacional e o Sistema Único de Assistência Social”, disse a secretária Rita Passos, ressaltando apesar dos avanços na área, há muitos desafios pela frente.

Ao todo, o projeto da Seads, realizado entre maio e setembro de 2009, capacitou 1.481 profissionais da Assistência Social em todo Estado de São Paulo. Dividido em três módulos e executado em 39 locais, curso teve frequencia considerada alta – por volta de 80%, representando o grande interesse e motivação por parte dos gestores e técnicos estaduais e municipais inscritos.

O objetivo da capacitação foi oferecer subsídios técnicos e teóricos que contribuíssem para a consolidação da proteção social básica e dos CRAS nos municípios paulistas, permitindo a troca de experiências e o desenvolvimento de metodologias. Com isso, o papel dos CRAS foi reafirmado como espaços para assegurar as ações de proteção social básica (preventivas) e articular iniciativas com outras políticas sociais, como Saúde, Educação e Trabalho a favor de família em situação de vulnerabilidade social.

Durante o seminário realizado na última quinta-feira, Adriano Borges, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo, relembrou a trajetória histórica até a implantação da Política de Assistência Social e reforçou que a área deixou de ser uma questão sentimental. “Hoje é a garantia de direitos à população”. Entre as maiores diferenças, citou o aumento expressivo de profissionais e de beneficiários das ações e programas estatais. “Isto traduz que a assistência vem sendo prestada com maior qualidade”.

Em sua palestra, a pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação de Serviço Social da PUC/SP, Raquel Raichelis, alertou os profissionais participantes do seminário, sobre a necessidade de avançar implementação dos Centros de Referência de Assistência Social. “A criação dos CRAS, no âmbito da Política Nacional, é talvez uma das maiores inovações pós- Lei Orgânica de Assistência Social”.

Luiz Márcio Barbosa, gerente de projetos da Fundação Vanzolini, e Francisco Savaia, representante da Frente Paulista, também participaram mesa abertura do seminário

Da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social