São Paulo avança no combate à dengue

No entanto, todo mundo pode colaborar e fazer a diferença; Saiba como ser um voluntário e ajudar a combater os focos de mosquitos

sáb, 15/10/2016 - 16h34 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo já conseguiu reduzir em 77% os casos de dengue no Estado em relação ao ano passado, e em 84% o número de óbitos decorrentes da doença. Embora sejam avanços significativos, não se pode baixar a guarda. Com o aumento das temperaturas e das chuvas, é preciso ficar de olho em possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.

Você pode ser um voluntário no combate contra a dengue e aderir à campanha do Governo do Estado, denunciando às autoridades sanitárias possíveis focos de disseminação da doença. Entre no site da Secretaria de Estado da Saúde, cadastre-se e saiba como ajudar.

Lembre-se que além da dengue, o mosquito aedes aegypti pode provocar também a zika e a chikungunya.

O Instituto Butantan, ligado à Secretaria da Saúde, iniciou recentemente a terceira e última  fase de testes em humanos nas cinco regiões do país para o desenvolvimento de uma vacina para os quatro tipos de vírus da dengue.

Os resultados das primeiras etapas de teste foram bastante promissores. Mas, enquanto não há vacina, a melhor forma de evitar a doença é o combate aos focos do mosquito.

Entre os cuidados para impedir a proliferação da doença, estão manter tampados recipientes que podem acumular água, como caixas d’água e piscinas, e eliminar garrafas, sacos, plásticos e pneus que ficam expostos à chuva.

Saiba mais sobre a dengue.

 

Do Portal do Governo do Estado