São Paulo avalia sanidade avícola e discute plano para 2008

São Paulo é primeiro lugar no ranking nacional de produção de material genético

qua, 20/02/2008 - 19h31 | Do Portal do Governo

Ocorre nesta quinta-feira (21 de fevereiro), a partir das 14 horas, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, reunião do setor da avicultura para apresentação da classificação do Estado de São Paulo no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle e propostas das medidas a serem implantadas neste ano.

Por meio de auditoria prevista no Plano Nacional, São Paulo – assim como os demais Estados de produção avícola expressiva, com exceção de Santa Catarina –  foi avaliado com conceito final C em 2007, garantindo a manutenção do status sanitário conquistado e o trânsito interestadual e internacional de aves, ovos férteis e seus produtos.

Tal classificação é descrita no Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e da Doença de Newcastle (Instrução Normativa nº17, de 7 de abril de 2006), publicado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ao qual o Estado de São Paulo aderiu em dezembro de 2006, se comprometendo a várias medidas e atividades durante 2007, que garantiram tal status.

Durante a apresentação, estarão presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, o presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), Érico Pozzer, avicultores, representantes das indústrias de insumos e genética e técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria responsável pela sanidade animal e vegetal no Estado.

São Paulo é primeiro lugar no ranking nacional de produção de material genético, com 7,3 milhões de aves (bisavós, avós e matrizes) distribuídas em 282 unidades de produção, assim como é primeiro na produção de ovos para consumo, com 36,2 milhões de aves de postura.

Serviço:

Reunião do Setor Avícola

Data: 21 de fevereiro

Horário: a partir das 14 horas

Local : Secretaria da Agricultura e Abastecimento, auditório Neuza Marcondes –Avenida Miguel Stéfano, 3.900, Água Funda, São Paulo/Capital

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(M.C.)