São Paulo atinge marca de 8 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe A H1N1

Sábado começa a quarta etapa da campanha, quando idosos com mais de 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas devem ser imunizados

sex, 23/04/2010 - 11h30 | Do Portal do Governo

Levantamento realizado pela Secretaria da Saúde revela que a adesão dos paulistas à campanha de imunização contra a gripe A H1N1 no Estado segue satisfatória. Até esta quinta-feira, 22, mais de 7,99 milhões de pessoas já haviam sido vacinadas. No sábado, 24, começa a quarta etapa da campanha, quando os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas devem ser imunizados contra a gripe A H1N1.

No Estado de São Paulo, vários grupos já superaram a meta de vacinação. Mais de 90% das crianças de seis meses a um ano e 11 meses foram imunizadas. Entre os portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos a cobertura já é de 93%. E 85% da população grávida neste primeiro mês de vacinação (considerando aquelas com ao menos um mês e meio de gestação) também já se imunizou. Entre os trabalhadores de saúde a cobertura já supera os 96%. A imunização dos indígenas já bateu os 100%.

Nesta fase, deverão tomar uma dose da vacina pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas (veja relação abaixo). São 907 mil paulistas nesta população em todo o Estado. Só na capital são quase 250 mil pessoas.

Pacientes crônicos, crianças de seis meses a um ano e 11 meses, gestantes e pessoas de 20 a 29 anos também podem procurar os postos de saúde para serem imunizados.

Ao todo, são 3,8 mil postos de saúde no Estado funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente, no sábado, 24, cerca de 1.500 postos ficarão abertos em todo o Estado no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização (a relação dos postos municipais podem ser obtidas com as prefeituras). A relação dos postos da Grande São Paulo que funcionarão no sábado estará disponível no site http://www.cve.saude.sp.gov.br. A quarta etapa, para pessoas com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, vai até o dia 7 de maio.

“Os números mostram que a campanha ganhou o apoio da população e isso é fundamental. É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe.”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

Doenças crônicas contempladas na campanha de vacinação:

1 – Doença Respiratória Crônica (ex. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Grave)
2 – Doença Cardíaca crônica com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (ex. Cardiopatias congênitas, Insuficiência cardíaca, pacientes com seqüelas por Febre reumatóide)
3 – Doença Cerebrovascular (ex. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, com alterações permanentes)
4 – Doença Neurológica (ex. Paralisia cerebral, distrofia muscular)
5 – Doença Hepática crônica (ex. cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática, hepatite crônica em tratamento antiviral)
6 – Doença Renal Crônica (ex. Paciente com insuficiência renal crônica em diálise)
7 – Doença metabólica (ex. diabetes em uso de medicamentos, obesidade grau III – antiga obesidade mórbida)
8 – Doença Hematológica (ex. anemia falciforme)
9 – Imunodeficiências (ex. HIV/Aids, Câncer)
10 – Outras condições (ex. Síndrome de Down)

Da Secretaria da Saúde