São Paulo assina acordo agrícola com Filipinas

Protocolo prevê troca de conhecimento e informações de matrizes energéticas

sex, 26/06/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo firmou um pacto com as Filipinas para difundir e exportar tecnologia no setor de agroenergia. O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, João Sampaio, e o secretário do Departamento da Agricultura das Filipinas, Arthur Yap, assinaram o convênio na quinta-feira, 25, na capital. O principal produto em debate é a cana-de-açúcar.

O acordo faz parte de uma série de parcerias que o Estado de São Paulo tem feito com outros países. Já há protocolos firmados com México, Angola, China, Austrália, entre outros. Os acordos são na área de cana, batata e pecuária.

“A pesquisa paulista tem gerado conhecimento, que vamos exportar. No caso da cana, podemos contribuir na difusão do etanol pelo mundo tanto na produção como na sua comercialização e ajudar na sua transformação em commodity”, disse o secretário.

O termo de cooperação entre o Estado de São Paulo e o Departamento de Agricultura da República das Filipinas estabelece cooperação científica e tecnológica com assistência mútua nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia, educação e treinamento pessoal.

Hoje, as relações comerciais com as Filipinas apresentam saldo positivo de US$ 221,7 milhões no setor do agronegócio para o Brasil, com uma pauta baseada em fumo não manufaturado, carne bovina e de frango. Para o Estado de São Paulo, maior produtor de cana, açúcar e álcool e também de tecnologia sucroalcooleira, o objetivo é ampliar esta pauta para o setor de agroenergia.