São Paulo aprimora fiscalização de madeira nativa

Policiais ambientais foram treinados em cursos realizados de março a junho

qui, 16/07/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está fechando cada vez mais o cerco contra a entrada de madeira nativa ilegal em território paulista. De março a junho deste ano, 175 policiais militares ambientais foram treinados, em cinco cursos ministrados por especialistas do Instituto Florestal (IF), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, para fazer a identificação “online” de madeiras nativas.

O treinamento foi composto por uma parte prática, com operações efetivas de fiscalização, realizadas junto a madeireiras locais, em conjunto pelos homens da Polícia Militar Ambiental e os técnicos do IF. Nas operações junto às madeireiras, uma castanheira chegou a ser apreendida, em São José do Rio Preto.

Ao final de cada treinamento, a corporação recebeu os equipamentos necessários para a captação e o envio das imagens, que são analisadas em laboratório do Instituto Florestal, em São Paulo. No total, a Polícia Ambiental recebeu cinco microscópios portáteis, cinco notebooks que transmitem imagens em alta definiçã, e uma câmera digital. .

Segundo a coordenadora técnica dos cursos, Sandra Monteiro Borges Florsheim, a crescente capacitação da Polícia Ambiental e a agilidade nas fiscalizações fazem parte dos esforços do Governo, por intermédio da secretaria do Meio Ambiente, para coibir a entrada de madeira ilegal através das fronteiras paulistas, no âmbito do Projeto Ambiental Estratégico São Paulo Amigo da Amazônia.

As madeireiras que estão sendo identificadas como idôneas podem se cadastrar junto à Secretaria do Meio Ambiente no CADMADEIRA, para obtenção do Selo Madeira Legal que garante a procedência legal da madeira que comercializam.

Da Secretaria do Meio Ambiente