São Paulo apresenta o melhor café produzido na última safra

O resultado do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café foi divulgado em outubro

qua, 05/11/2008 - 16h04 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 6, no Museu do Café, em Santos, será apresentado o melhor café entre os dez melhores de São Paulo produzidos nesta safra. O evento é resultado do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café, nas categorias natural e cereja descascado. Estarão presentes o secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o secretário-adjunto, Antonio Julio Junqueira de Queiroz, o presidente da Câmara Setorial do Café, Nathan Herskowicz, o coordenador de qualidade, Eduardo Carvalhaes, os cafeicultores selecionados e as empresas torrefadoras compradoras dos dez lotes vencedores.

O resultado do 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café foi divulgado no último dia 14 de outubro pela empresa Apply Auditores, de Santos, que acompanha o certame promovido pela Câmara Setorial do Café, uma das 28 que funcionam no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria (Codeagro).

Concorreram 67 amostras na categoria café natural e 43 na categoria cereja descascado. Todas que participaram do Concurso Estadual foram campeãs das competições regionais promovidas por associações e cooperativas de produtores durante o período de colheita. Os dez melhores lotes foram leiloados em 30 de outubro, na Associação Comercial de Santos, entidade apoiadora do evento, e comprados pelas empresas torrefadoras. Nesta quinta, serão apresentados os preços pagos pelos melhores cafés, com um ranking final do concurso.

A Comissão Julgadora foi integrada por Aluízio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F); Emilia Mori (Instituto de Tecnologia de Alimentos da Secretaria – Ital); Eliana Relvas (Associação Brasileira da Indústria de Café/Círculo do Café de Qualidade Abic/CCQ); Nilton Ribeiro (Associação Comercial de Santos – ACS); David Antônio Pinto Teixeira (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil – CeCafé); Breno Lago Teixeira (Sindicato da Indústria de Café do Estado – Sindicafé-SP); e por Clóvis Venâncio de Jesus (Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA).

A novidade de 2008 fica por conta do “Prêmio Destaque de Sustentabilidade do Café de São Paulo”, que será outorgado à propriedade que, entre as dez finalistas do concurso, mais se destacar na prática da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Será feita uma auditoria nas propriedades finalistas, adotando-se como critério o princípio e a matriz do 4 C – Código de Conduta da Comunidade do Café, compatibilizados com o Protocolo Socioambiental da Cafeicultura de São Paulo.

A premiação será entregue em dezembro, juntamente com o lançamento da Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, elaborada a partir dos grãos vencedores do Concurso Estadual. O café será disponibilizado nas gôndolas dos supermercados paulistas, em embalagens especiais, com as marcas compradoras.

OS DEZ MELHORES – Na categoria “Cafés Naturais”, foram escolhidos os produtores Adriano Leite Vallim, de São João da Boa Vista, e Anésio Contine, de Espírito Santo do Pinhal, ambos ligados à Associação dos Produtores de Cafés Especiais Santa Luzia, de Espírito Santo do Pinhal; Anibal Antonio Branquinho, de Pedregulho, ligado à Associação dos Produtores de Cafés Especiais Alta Mogiana, daquele município; Fernando Loureiro, de Torrinha, ligado à Cooperativa Agricola de Jaú; Sebastião Alves Filho, de Caconde, ligado à Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé).

Na categoria “Café Cereja Descascado”, foram selecionados Celso dos Santos & Outros, de Caconde, ligados à Associação Agropecuária Barra Grande, de Caconde; Homero Teixeira de Mello Junior e Lindolpho de Carvalho Dias, os dois de São Sebastião da Grama, vinculados à Associação de Produtores Vale da Grama; José Felet Sobrinho, de Taquarituba, ligado à Associação dos Produtores de Café Descascado de Piraju e Região (Proced); e Regina Rusca Queiroz, de Bragança Paulista, da Associação de Cafeicultores de Serra Negra. (Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindicafé)

Serviço

Data: 6 de novembro
Horário: a partir das 16 horas
Local: Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95, Centro, Santos/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento