São Paulo apresenta detalhes da visita do Papa

O Estado de São Paulo realizou reunião com jornalistas para detalhar como será a visita de Bento XVI

qui, 22/02/2007 - 18h57 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo realizou, na tarde desta quinta-feira, dia 22, reunião com a imprensa, no Palácio dos Bandeirantes, para mostrar os detalhes da visita do Papa Bento XVI, que desembarca em São Paulo em maio.

Além de participar da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida, Joseph Ratzinger deve celebrar missa no Campo de Marte promover encontro com jovens no Pacaembu na Capital paulista. Essa é a segunda vez que São Paulo recebe um papa. João Paulo II esteve na cidade em 1980.

“Há alguns meses nós temos nos reunido nesse projeto e nesse planejamento da visita do Papa ao Brasil”, explicou Hubert Alquéres, secretário de Comunicação. Para dimensionar o tamanho do trabalho e da operação logística necessária para os eventos, Hubert citou que a comitiva do pontífice tem 35 pessoas, mais 80 jornalistas do mundo inteiro. No Brasil, é esperada a participação de aproximadamente dois mil jornalistas.

Segundo estimativas da comissão organizadora da visita do Papa, a missa do Pacaembu contará com 300 mil jovens, sendo 30 mil dentro do estádio e 270 mil assistindo nas imediações. Para a missa que será celebrada no Campo de Marte são esperados cerca de 1,5 milhão de fiéis. As datas dos eventos ainda não foram confirmadas oficialmente pelo Vaticano.

Há dois meses tem sido realizadas reuniões semanais para organizar a visita. Participam dos encontros representantes da Igreja Católica, da SPTuris (órgão oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo), da Casa Civil, da Casa Militar (com envolvimento da Defesa Civil) e das secretarias estaduais de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil), Saúde, Transportes (DER e Dersa para elaborarem uma operação para as estradas durante os traslados do Papa), Comunicação, Transportes Metropolitanos (Metrô e CPTM), Saneamento (Sabesp) e Turismo.

Durante a coletiva de imprensa, Caio Luiz de Carvalho, presidente da SPTuris, anunciou que foram escolhidos dois projetos de construção de palcos: um para o Campo de Marte e outro para o encontro dos jovens no Pacaembu. Dom Manuel Parrado Carral, administrador da Arquidiocese de São Paulo, esclareceu que os projetos foram aprovados também pelo Vaticano.

Regina Amábile