São Paulo anuncia novas conquistas e novas metas científicas

São ações pioneiras na área da pesquisa, como o programa de alta velocidade da Internet 2 que dá acesso a rede internacional

qui, 04/01/2001 - 16h38 | Do Portal do Governo


São ações pioneiras na área da pesquisa, como o programa de alta velocidade da Internet 2 que dá acesso a rede internacional

A conclusão da análise do sequenciamento de um milhão de fragmentos de genes feita por cientistas, sob a coordenação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi anunciada nesta quinta-feira, dia 4, pelo governador Mário Covas. Esta etapa do sequênciamento envolveu laboratórios brasileiros e pesquisadores do mundo todo no mapeamento genético do homem. No evento também foram apresentadas as próximas metas do Programa Genoma e o Novo Programa de Consórcios Setoriais para Inovação Tecnológica (Consitec).
No encontro foi iniciada a conexão da rede eletrônica acadêmica (Advanced ANSP) à Internet2 mundial, que atingirá um aumento de 12 Mbps (megabits por segundo) para 155 Mbps na velocidade de acesso da Rede Acadêmica do Estado (Rede ANSP) à Internet internacional. Nesta área a Fapesp anunciou um novo programa de pesquisa e desenvolvimento sobre Internet, que terá o objetivo de criar uma rede de alta velocidade brasileira de padrão internacional, gerando novos produtos e serviços em parceria com empresas.
Para Covas é preciso praticar o conhecimento ‘lucífero’. Parafraseando o filósofo Francis Bacon, o governador disse que é preciso uma conjugação daquilo que se faz para conhecer e aquilo que se faz para expandir na busca pelo desenvolvimento tecnológico e científico do humano. O governador destacou que as conquistas do Estado são dirigidas para todo o Brasil, ‘uma vitória que permite ao país inteiro se colocar no lugar que tem direito e a qual o Estado tem o dever de concorrer, perante a nação ‘.
Para Carlos Henrique de Brito Cruz, presidente da Fapesp, ao divulgar o resultado das pesquisas na área genética e anunciar as suas novas metas, a fundação sinaliza o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado. ‘A aplicação do conhecimento é a nossa preocupação nestes tempos modernos, porque determina o conhecimento como instrumento do desenvolvimento’.
O secretário estadual José Aníbal, de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, destacou a importância de se estimular pesquisadores e empresas a fazerem parcerias para inovação tecnológica. ‘Uma questão muito presente nas iniciativas do Governo do São Paulo, que embora não tenha como agir em relação as taxas de juros e ao sistema tributário, questões que dizem respeito ao Governo Federal, mas na sua competência o Governo tem agido fortemente’.
José Aníbal disse ainda que a Fapesp se beneficiou do saneamento financeiro feito por Covas no Estado. ‘Os consórcios de empresas financiando pesquisas são responsáveis pela retaguarda para a inovação tecnológica, num espírito inovador de disputa do mercado’. O secretário fez um apelo para que o empresariado participe desse conceito de desenvolvimento. ‘Não é uma ação que se faz por impulso; ela tem sido possível por intermédio de um ponto de partida fundamental que é o saneamento das contas públicas. Isso tem sido internacionalmente reconhecido’, concluiu.

Avanços do Projeto Genoma

A Fapesp divulgou a conclusão das pesquisas do Projeto Genoma da bactéria Xanthomanas citri e a fase final do sequenciamento genético da bactéria Xanthomanas campestri, que consolidam a posição de liderança internacional da rede ONSA na genômica de patógenos vegetais. O término do sequenciamento do Projeto Genoma Cana-de-Açúcar, também foi divulgado. Este é o maior projeto acadêmico do mundo em termos de número de genes expressos de plantas.
O fim da primeira fase da pesquisa do projeto Genoma Humano do Câncer, também foi divulgado. Esse programa coloca o Brasil em segundo lugar no ranking dos países que trabalham em pesquisas voltadas para a identificação de genes humanos. Desenvolvido pelo Instituto Ludwig e as universidades do Estado, o sequenciamento do câncer foi iniciado em abril de 1999 e decolou ultrapassando a expectativa inicial de sequênciamento de 500 mil genes, atingindo a marca de 1 milhão antes da data estabelecida, que era junho de 2001.
Já o aumento de megabits para o acesso a rede mundial passa a ter uma velocidade 13 vezes maior do que o que vinha sendo alcançada. A novidade foi apresentada por meio de uma conexão ao vivo com a agência National Science Foundation (NSF), contando para isso com a participação de Steve Goldstein, diretor de Política de Informação da entidade americana de fomento à pesquisa. Esse acordo passa a garantir o primeiro acesso brasileiro à rede Internet 2, para conexão com a Rde Advanced ANSP (Academic Network at São Paulo). O programa prevê a realização de projetos de cooperação científica sobre Biodiversidade e Genética com instituições de pesquisa de 180 universidades. Os projetos do programas Genoma e Biota desenvolvidos em cooperação entre grupos de pesquisadores brasileiros e norte-americanos justificaram esta associação.
Além disso foi feito o lançamento do programa ConSITec – Consórcios para estabelecer um consórcio entre grupos de pesquisa de universidades com aglomerados de empresas, para estudar e resolver problemas tecnológicos de interesse comum a esse aglomerado. A Fapesp financiará uma equipe de pesquisa, num grupo que deverá abranger pelo menos três empresas do mesmo setor para cada consórcio. Eles deverão ter a duração de três a seis anos.

Carga Tributária

Durante o evento o governador pediu licença para os presentes para ‘sair dos trilhos’ e comentou o editorial do Jornal da Tarde desta quinta-feira, dia 4. Covas apresentou informações que desmentem os dados apresentados no editorial, onde segundo ele, são feitas críticas infundadas à política tributária do Governo do Estado e ao imposto sobre transferência de bens e heranças. Para o governador, as inverdades contidas no texto demonstram o desconhecimento do jornal com relação a tributação que é Federal. ‘Talvez o editorialista não tenha lido a lei de responsabilidade fiscal que prevê pesadas sanções para o ente federado que não aplicar os tributos de sua competência’, disse. O governador lembrou ainda que o novo imposto é significativamente menor que o anterior, ‘no que diz respeito a transferência ou doações de bens móveis, não só não aumentou mas reduziu e até eliminou a carga tributária’, afirmou.

Leia também:
Genoma Xanthomonas
Genoma Cana-de-Açúcar
Genoma Humano do Câncer
Rede Acadêmica do Estado de São Paulo
Internet2