São Paulo amplia número de vagas do pré-vestibular para alunos da rede pública

Convênio de ampliação foi assinado pelo governador José Serra

seg, 30/07/2007 - 18h44 | Do Portal do Governo

São Paulo ampliará em 57% o número de vagas dos cursinhos pré-vestibulares oferecidos pela Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) aos alunos da rede de ensino do Estado. O convênio para ampliação desta parceria foi formalizado na tarde desta segunda-feira, 30, com a assinatura do governador José Serra, do Secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, e do reitor da Unesp, Marcos Macari.

Para o governador José Serra, o aumento do número de vagas – de 2,2 mil para 3,5 mil – marca a implantação de um novo modelo para combater a exclusão social no Estado. “Não tenho dúvida que a possibilidade do cursinho público é um elemento forte no sentido de favorecer aqueles com menos condições de ingressar numa universidade”, discursou.

E a política de facilitar o acesso dos alunos da rede nas universidades públicas não pára por aí, adiantou o governador. A meta é elevar das atuais 3,5 mil vagas em 2007 para 7 mil no próximo ano. “Essa parceria vai prosperar no futuro”, reforçou Serra.

Outra vantagem apontada pelo governador na assinatura do convênio é o fato de a Unesp ter uma característica única em relação às demais universidade públicas paulistas: a descentralização de seus campi. Serra lembrou que a proximidade dos vestibulandos com a Unesp diminui os custos. “Um aluno que é de uma família mais modesta do interior do Estado não conseguiria viver na Capital. Ou seja, com o cursinho ele estará mais próximo da sua cidade e terá, consequentemente, mais oportunidade”, frisou. “O papel da universidade também é facilitar o acesso a ela própria”, emendou o Serra.

Pelo projeto, o governo investirá R$ 1,5 milhão, remetido à Unesp na formação das novas turmas. O montante será aplicado na compra de material didático disponibilizado aos alunos e também no pagamento de R$ 250, repassados mensalmente a 158 universitários da Unesp. Esses universitários serão os encarregados de lecionar as aulas preparatórias para os alunos da rede. As inscrições serão abertas nas próximas semanas e a primeira turma começa a preparação para os vestibulares na segunda semana de agosto.

Segundo o Secretário de Ensino Superior, José Aristodemo Pinotti, levantamento feitos pelas três universidades públicas de São Paulo revelou que, desde a década de 70, o número de universitários egressos da escola pública diminuiu em todo Estado. “Aumentar o número de alunos de escolas públicas nas nossas universidades é uma de nossas missões atribuídas pelo governador”, ressaltou Pinotti.

Informação do reitor da Unesp, Marcos Macari, indica que 26% dos alunos que passaram pelo cursinho pré-vestibular em 2006 foram aprovados na Unesp, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ou USP (Universidade de São Paulo). “Podemos dizer que todos os nossos alunos saíram preparados para enfrentar as mais diversas dificuldades”, afirmou Macari.

Cursos

O número de vagas oferecidas será elevado em 22 Municípios do Estado, em 24 Campi da Unesp e 26 Cursos. Os cursinhos são gratuitos e deles podem participar apenas alunos de baixa renda e oriundos da rede pública de ensino. O processo seletivo ocorre no primeiro semestre de cada ano e compreende uma prova de conhecimentos gerais, entrevista e análise das condições socioeconômicas. Não há taxa de matrícula nem de material de apoio. As datas para o processo seletivo são divulgadas pelos campi participantes.

Confira as unidades da Unesp que receberão os novos cursinhos:

1.                 Unidade de Ilha Solteira

2.                 Unidade de Itapeva

3.                 Unidade de Tupã

4.                 Unidade de Ourinhos

5.                 Unidade de Sorocaba

6.                 Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu

7.                 Unidade de Dracena

8.                Unidade de São Vicente

9.                Faculdade de Engenharia de Bauru

10.        Faculdade de Odontologia de Araçatuba

11.        Unidade de Franca

12.        Faculdade de Medicina de Botucatu

13.        Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto

14.        Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação em Bauru

15.        Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária de Jaboticabal

16.        Unidade de Rosana

17.        Instituto de Biociências de Botucatu

18.        Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

19.        Instituto de Química de Araraquara

20.        Faculdade de Ciências e Letras de Assis

21.        Faculdade de Ciências e Tecnologia de Prudente

22.        Unidade de Marília

23.        Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro

24.        Unidade de Registro

Cleber Mata