São Paulo adotará modelo sanitário elaborado na UNESP

Práticas reduzem gastos com medicamentos e melhoram qualidade de alimentos

qua, 29/04/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Um modelo de boas práticas sanitárias, desenvolvido no curso de Veterinária da UNESP, de Araçatuba, foi adotado pela Secretaria da Agricultura e passará a ser aplicado em 50 fazendas de pecuária de corte e de leite.

Segundo o secretário da Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, é inegável o impacto que este trabalho terá no padrão da qualidade da carne, do leite e derivados produzidos no Estado. 

O modelo, que enfatiza medidas de prevenção de doenças e a melhoria das condições sanitárias, é resultado de pesquisas e atividades que vêem sendo desenvolvidas há cerca de 10 anos.

Os proprietários que já aplicaram o modelo reduziram seus gastos com medicamentos e a mortalidade de animais e aumentaram a produtividade com a melhora significativa das condições ambientais e de saúde dos rebanhos.

Os professores da UNESP treinarão técnicos da secretaria que orientarão proprietários responsáveis pela implementação das boas práticas sanitárias no meio rural. Além disso, as propriedades serão cobradas para que apliquem o programa oficial de vacinação contra febre aftosa, brucelose, de controle de doenças e parasitas, entre outros itens.

Da UNESP