São Paulo adere ao Todos pela Educação

Iniciativa é mais uma medida do Estado para elevar o nível do ensino

seg, 19/05/2008 - 19h03 | Do Portal do Governo

O governador José Serra autorizou na tarde desta segunda-feira, 19, no Palácio dos Bandeirantes, a Secretaria Estadual da Educação a selar uma parceria com o movimento da sociedade civil “Todos pela Educação”. Na prática, trata-se de mais uma medida do governo estadual para elevar os índices de aprendizado na maior rede de ensino da América Latina, hoje com cinco milhões de alunos.

A iniciativa se soma a algumas das metas já fixadas para a área educacional em São Paulo como alfabetização de todas as crianças do Estado com até 8 anos, reduzir os índices de reprovação na 8ª série do Ensino Fundamental, um ano a mais de estudo, elevar em 10% as avaliações externas nacionais e estaduais, como Saresp, Saeb e Prova Brasil.

“O termo de compromisso reforça a melhoria da qualidade da educação com foco na sala de aula. É aí que o aprendizado se desenvolve. O movimento busca mobilizar o conjunto da sociedade com apoio de organizações não governamentais, de empresários e segmentos da sociedade com o debate e a conscientização para se chegar até as famílias”, afirmou o governador José Serra. “A educação no Brasil precisa também da participação das famílias”, reforçou Serra.

Ações conjuntas

Com a adesão, governo de São Paulo e o Todos pela Educação começam a trabalhar com foco na co-responsabilidade. O cronograma prevê ações conjuntas, tendo como meta o incentivo ao envolvimento dos pais no acompanhamento da educação dos filhos, por meio de ações de comunicação, e a motivação da iniciativa privada no processo de apoio às escolas.

Além disso, o Todos pela Educação vai atuar no acompanhamento da Educação no Estado, por meio do portal De Olho na Educação, que apresenta os principais resultados e indicadores de cada Estado, município e escola brasileiros. “São Paulo já está comprometida com muitas metas defendidas pelo movimento. Desde o ano passado, elas estão entre as nossas prioridades. Agora, ganhamos o apoio da sociedade civil e das fundações empresariais”, disse a secretária da estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Sobre o movimento

O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2006, que conta com a participação de educadores, lideranças sociais, empresários e gestores públicos.  “Melhorar a Educação é um dever de todos os cidadãos. Agora é a hora de envolver também à sociedade civil e construir com ela uma agenda local em que a Educação seja trabalhada como prioridade de todos os paulistas, evitando a descontinuidade das boas políticas públicas”, concluiu Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do movimento.

Cleber Mata com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)